DEPUTADOS MUDAM LITURGIA DA IGREJA CATÓLICA :
A CAMARA DOS DEPUTADOS APROVOU PROJETOS DE LEI PARA ANTECIPAR ÁS SEGUNDAS-FEIRAS OU ADIAR PARA AS SEXTAS-FEIRAS AS COMEMORAÇOES DE FERIADOS ACASO OCORRAM NO MEIO DE SEMANA, ENTRE ELES, AS SOLENIDADES DE CORPUS CHRISTI E DA PADROEIRA DO BRASIL, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA.
NA JUSTIFICATIVA, VALERAM-SE OS LEGISLADORES DE ARGUMENTOS DE NATUREZA ECONOMICA , QUANDO AFIRMARAM : " OS FERIADOS QUE CAEM NO MEIO DA SEMANA, CAUSAM MUITOS TRANSTORNOS E PREJUIZOS Á ECONOMIA DO PAIS, PRINCIPALMENTE AO COMÉRCIO. É NOTÓRIO O BENEFICIO QUANDO UM FERIADO É COMEMORADO NA SEGUNDA-FEIRA. O TRABALHADOR PODE PLANEJAR MELHOR SUA VIDA E APROVEITAR UM FIM DE SEMANA PROLONGADO SEM QUE A ECONOMIA FIQUE PREJUDICADA".
COM ISSO DEFINIRAM QUE SOMENTE OS FERIADOS DOS DIAS DA PAZ UNIVERSAL ( PRIMEIRO DE JANEIRO), CARNAVAL ( FESTA MÓVEL ), SEXTA-FEIRA SANTA, INDEPENDENCIA DO BRASIL( SETE DE SETEMBRO) E NATAL ( VINTE E CINCO DE DEZEMBRO) PERMANECERÃO INALTERADOS, SEM POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO.
LAMENTAVELMENTE, RETIRARAM DO ROL DE DATAS ESPECIAIS AS TRADICIONAIS CELEBRAÇOES DA IGREJA, IQUALANDO-AS ÁS DE CARÁTER ESSENCIALMENTE COMERCIAIS OU DE SOMENOS IMPORTANCIA.
TAL MANOBRA OFENDE Á IGREJA CATÓLICA PORQUE MODIFICA O ITINERARIO LITÚRGICO TRAÇADO POR JESUS CRISTO, INFLUENCIADO, DRASTICAMENTE, NA CAMINHADA DE FÉ DOS CATÓLICOS, SENÃO VEJAMOS.
ALTERAR A SOLENIDADE DA PADROEIRA DO BRASIL, NOSSA SENHORA APARECIDA, É AFRONTAR Á RELIGIOSIDADE E Á DEVOÇÃO DOS BRASILEIROS. ESSE ATO COLOCA A DATA NO MESMO PATAMAR DAQUELAS QUE HOMENAGEIAM PERSONALIDADES DO MUNDO - ATENDENDO A CONVENIENCIAS DA ECONOMIA - E DESCONHECE A DIMENSÃO DE MARIA QUE É A MÃE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, A MÃE DE DEUS, A INTERCESSORA, O SINAL VIVO DA FAMILIA DE NAZARÉ, DO AMOR E FONTE INSPIRADORA DA NOSSA FÉ. SERÁ QUE EXISTE ALGO COMPARÁVEL Á SANTISSIMA VIRGEM, AO AMOR QUE ELA TEM POR NÓS ? EVIDENTE QUE NÃO! ENTÃO, A INTROMISSÃO DESSES POLITICOS NOS PRECEITOS DA IGREJA CATÓLICA- POR SUA INSIGNIFICANCIA DIANTE DE MARIA, DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO- NÃO TEM AMPARO E PODER PARA MUDAR A TRADICIONAL FESTA DEDICADA Á RAINHA DO UNIVERSO.
QUANTO Á SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI, SINAL DE CONVERSÃO DOS FIÉIS- ONDE SE CELEBRA A PRESENÇA REAL E SUBSTANCIAL DE CRISTO NA EUCARÍSTIA -, A MUDANÇA É , IGUALMENTE IMPRATICÁVEL, IMPOSSIVEL DE IMPLEMENTAR-SE, EIS QUE SÓ PODERÁ OCORRE NUMA QUINTA-FEIRA, EM MENÇÃO Á QUINTA-FEIRA SANTA,QUANDO SE DEU A INSTITUIÇÃO DESSE SACRAMENTO.
COMO PRECEITO, UM RITO DA IGREJA CATÓLICA, EM NEMHUMA HIPÓTESE PODERÁ OCORRE EM DIA DIVERSO. JAMAIS SERÁ REALIZADA NUMA SEGUNDA-FEIRA OU SEXTA-FEIRA COMO DESEJAM OS POLITICOS QUE SUBSCREVERAM OS MALSINADOS PROJETOS. REPITA-SE SERÁ SEMPRE NUMA QUINTA-FEIRA! E QUAL É ESSA QUINTA-FEIRA ? SEGUNDO A LITURGIA, SERÁ A SEGUINTE AO DOMINGO DA SANTISSIMA TRINDADE QUE, POR SUA VEZ , ACONTECE NO DOMINGO SEGUINTE AO DE PENTECOSTES.
ESSE CAMINHO DE FÉ QUE SE OUSOU ALTERAR OBDECE Á LÓGICA, AO CAMINHO PROJETADO PELO CALENDARIO LITURGICO- DIVIDIDO TEM TEMPOS LITURGICOS PARA CELEBRAR, COMO FUNDAMENTAL, OS MISTERIOS DE CRISTO-, NUNCA É DIEIA DA LUCRATIVIDADE AMPARADA PELO CALENDARIO CIVIL, DEFENDIDO INADVERTIDOS E IMPRUDENTES DEPUTADOS.
COMO SE VE , AS PROPOSIÇOES APROVADAS SÃO DE UMA GRAVIDADDE SEM PRECEDENTES PORQUE, MAIS QUE A DEFESA DOS INTERESSES ECONOMICOS E EMPRESARIAIS - REPITA-SE Á EXAUSTÃO-, REVELA BRUTAL INTOLERANCIA RELIGIOSA. FUNDAMENTÁ-LAS SOB A ÓTICA DE QUE " O TRABALHADOR PODE PLANEJAR MELHOR SUA VIDA E APROVEITAR UM FIM DE SEMANA PROLONGADO SEM QUE A ECONOMIA FIQUE PREJUDICADA", EM VERDADE, REPRESENTA CLARA TENTAÇÃO ÁS PESSOAS, INDUZINDO-AS A ABANDONAR OS PRECEITOS DE CORPUS CHRISTI E NOSSA SENHORA APARECIDA POR UM MOMENTANEO PRAZER, UM DESCANÇO NUM " FIM DE SEMANA PROLONGADO".
QUEREM TIRAR O DESCANÇO DE VIDA ETERNA - O DESCANÇO EM JESUS CRISTO, EM NOSSA SENHORA APARECIDA- TROCANDO-O POR UM NACO DE PRAZER! QUANTA ILUSÃO, QUANTO ENGANO!
PORTANTO , MUDAR POR DECRETO AS SOLENIDADES DE CORPUS CHRISTI E DE NOSSA SENHORA APARECIDA SIGNIFICA DESFIGURAR O ROTEIRO DE SALVAÇÃO DELINEADO POR JESUS CRISTO. E ISSO NEM SE COGITA!
NO SENADO FEDERAL, SOB OS NUMEROS PLC 296/2009 E PLC 108/2009, ONDE SE ENCONTRAM PARA APRECIAÇÃO, SÉRA TRAVADA BATALHA DECISIVA. LÁ, COM FÉ EM JESUS CRISTO E NA POTENTE AJUDA DE NOSSA SENHORA APARECIDA , HAVEREMOS DE PROPUGNAR PELA REJEIÇÃO DE AMBOS NO TOCANTE AO DESAPREÇO QUE CONFEREM Á LITURGIA CATÓLICA, EXCEPCIONANDO DA REGRA DE ANTECIPAÇÃO OU ADIAMENTO COMEMORAÇOES TÃO CARAS AOS CATÓLICOS.
RESTA, DEPOIS, VIGIAR OS POLITICOS SEM FIRMEZA E CLAREZA DE POSIÇOES QUE COSTUMAM RONDAR AS PARÓQUIAS NA ÉPOCA DAS ELEIÇOES, FAZENDO PROMESSAS VÃS, JURANDO FIDELIDADE Á IGREJA CATÓLICA ROAMANA, MAS QUE SE INTIMIDAM E SE DOS CATÓLICOS, COMO AS QUE ORA SE VERIFICAM.
FRANCISCO CARLOS CHICÃO
CHICAOCATOLICO@YAHOO.COM.BR
FACEBOOK FRANCISCO CHICÃO, TWITTER @CHICAOCATOLICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário