sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

IGREJA CATÓLICA SÍNTESE HISTÓRICA
A  "  REVOLUÇÃO "  DA CRUZ
O IMPERADOR ROMANO TEODÓSIO I (  379-395 ) CONSOLIDOU VITÓRIA DA CRUZ AO DECRETAR QUE O CRISTIANISMO  SERIA A RELIGIÃO OFICIAL E U´NICA DE TODO O IMPÉRIO ROMANO :  "  DESEJAMOS QUE TODOS  OS POVOS QUE SE ENCONTRAM SOB  A BRANDA AUTORIDADE DE NOSSA CLEMENCIA VIVAM  NA FÉ QUE O SANTO APOSTOLO PEDRO TRANSMITIU  AOS ROMANOS, QUE  É  PREGADA ATÉ OS DIAS DE HOJE, COMO ELE PRÓPRIO  A PREGAVA, E É SEGUIDA, COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS, PELO PONTÍFICE  DAMASO  E PELO BISPO PEDRO  DE ALEXANDRIA (...).
DAMASO QUE SÓ TERÃO O DIREITO DE SE DIZER  CRISTÃOS  CATÓLICOS AQUELES QUE SE SUBMETEREM A ESSA LEI E QUE TODOS OS OUTROS SÃO LOUCOS E INSENSATOS SOBRE  OS QUAIS PESARÁ A VERGONHA DA HERESIA... ".
A VIDA NAS COMUNIDADES DESENVOLVEU-SE EXPERIMENTALMENTE. CRISTO NÃO DEIXOU MANUAIS SOBRE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. CONFORME JÁ DITO,OS APOSTOLOS  E SEUS DISCIPULOS TRATARAM DE SE REUNIR PARA FALAR DE CRISTO. DO HÁBITO DE CONTAR HISTORIAS DO MESTRE NASCERAM AS HOMILIAS.
AS REUNIOES  INDUZIRAM Á ORGANIZAÇÃO INTERNA. AS COMUNIDADES CRECERAM E, MAIS TARDE, HOUVE  NECESSIDADE DE DIVISÃO EM NOVAS COMUNIDADES. O DIRIGENTE  ERA ESCOLHIDO, PREFERENCIALMENTE, ENTRE OS MAIS IDOSOS E DEDICADOS.  SURGIU , ASSIM, A FIGURA DO PRESBITERO  (  GREGO :  PREBYTEROS, "  MAIS VELHO " ) , ORIGEM REMOTA DO ATUAL SACERDOTE OU PADRE, O QUAL TINHA A MISSÃO  DE CONDUZIR AS REUNIOES, AS ORAÇOES E A DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS.
A COMUNIDADE TRANSFORMOU-SE EM PARÓQUIA. UM GRUPO DE PARÓQUIAS  FORMOU A DIOCESE (  GREGO : DOIKÉSIS ),  DENOMINAÇÃO  HERDADA DA DIVISÃO TERRITORIAL DO IMPÉRIO ROMANO. A DIOCESE FICOU SOB A RESPONSABILIDADE DEUM BISPO ( LATIM :  EPISCOPUS ) .
NO ENTANTO, O CHAMADO DE JESUS PARA SEGUI-LO NA MISSÃO NÃO PAROU POR AI.
BEM CEDO BUSCOU-SE UMA FORMA DE IMITAÇÃO SANTIFICADA NO ISOLAMENTO TOTAL  E NA RECLUSÃO.
HOUVE  QUEM  AFIRMASSE QUE TAL PROCEDIMENTO    NASCERA DO MEDO  DAS PERSEGUIÇOES. TODAVIA, HISTORIADORES COMO JOSEF LENZENWEGER AFIRMAM : "  DIFICILMENTE  O DESEJO DE SE AFASTAR  DA VIDA COMUM TERIA NASCIDO DO MEDO DE PERSEGUIÇOES  OU DE IMPOSTOS PESADOS; O MOTIVO DECISIVO ESTEVE ANTES NA VONTADE DE IMITAR RADICALMENTE A CRISTO "  (  HISTORIA DA IGREJA CATÓLICA, EDIÇOES LOYOLA, PAG 77 ). SURGIRAM, ASSIM,  AS FIGURAS  DO EREMITA ( VIDA ISOLADA EM LUGAR RETIRADO, ERMO, SOLITÁRIO, CALMO) E DO MONGE ( VIDA EM COMUM, PORÉM,  RETIRADA)  POR VOLTA DO SECULO IV.
PAULO DE TEBAS,  NO EGITO (  + 346 ) E ANTÃO (  + 356 ) SÃO OS  PRIMEIROS EXEMPLO DE EREMITAS. AINDA NO EGITO, PACOMIO (  + 346 ) REUNIO VÁRIOS EREMITAS NUMA COMUNIDADE, DEU-LHES UMA  REGRA DE VIDA EM CLAUSTRO  E TORNOU-SE EXEMPLO  DO  PRIMEIRO MOSTEIRO OU CONVENTO DE QUE SE TEM NOTICIA ( ANO 320 ) .          O MANDAMENTO BÁSICO ERA A OBDIENCIA AO ABADE. POUCO MAIS SE SABE DA VIDA RELIGIOSA FORA DAS PARÓQUIAS OU COMUNIDADES.
 A VIDA EM COMUM DOS CONVENTOS ERA CHAMADA DE CENOBITA ( LATIM : COENÓBIO,  CONVENTO ) E LOGO SE  ENTENDEU AO MUNDO FEMININO, NÃO  SENDO ARRISCADO  DIZER QUE FOI PELO CAMINHO DA RECLUSÃO QUE AS MULHERES  VALORIZAÇÃO RELIGIOSA.  DO EGITO ,  AS FORMAS DE VIDA EREMITA E MONACAL ESTENDERAM-SE RAPIDAMENTE E CONSOLIDARAM  SEU LUGAR NA IGREJA. DISCIPULOS DOS GRANDES ABADES ESPALHARAM O IDEAL PELA PALESTINA, SIRIA E ÁSIA MENOR.
SANTO ANTÃO DA TEBAIDA  ( EGITO -  251 A 356 )  TORNOU-SE O MEDELO DA VIDA EREMITICA E MONACAL NO ORIENTE, TANTO QUE É CONSIDERADO  O "  PATRIARCA  DO MONAQUISMO " .  HERDEIRO  DE  MUITO BENS, OUVIU  O  APELO  DO SENHOR DURANTE A SANTA MISSA  E RESOLVEU  VENDER  VENDER TUDO QUE POSSUIA E RETIRAR-SE PARA O DESERTO DO EGITO, HAVER  PROVIDENCIADO  A SUBSISTENCIA DA IRMÃ.
A " VIDA DE SANTO ANTÃO DO DESERTO " ,   ESCRITA NO SECULO IV POR SANTO ATANASIO DE  AEXANDRIA QUE O CONHECEU PESSOALMENTE , EXERCEU  GRANDE INFLUENCIA SOBRE AS GERAÇOES POSTERIORES.
CONTAM ALGUNS HISTORIADORES  QUE ANTÃO  SÓ SAIA DE SUA RECLUSÃO NO AUGE  DAS PERSEGUIÇOES.
SEGUIA PARA AS CIDADES A FIM SE VISITAR  OS PRISIONEIROS ONDE QUER QUE ESTIVESSEM. NAS RUAS, ENCONTRAVA  OS SENTENCIADOS Á MORTE CONDUZIDOS POR  ESCOLTAS DE SOLDADOS. ENTRAVA NO MEIO DELES E OS ANIMAVA COM PALAVRAS DE EXALTAÇÃO.  REZAVA COM ELES . OS PERSEGUIDORES VIAM AQUELE HOMEM  MUITO ALTO, VESTIDO NUM CAMISOLÃO QUE EM ALGUMA ÉPOCA  FORA BRANCO  E ESTAVA ENEGRECIDO E SUJO, BARBA IMENSA E POR FAZER HAVIA ANOS, OLHOS  FLAMEJANTES DE ENTUSIASMO E NADA FAZIAM COM ELE. TERMINADO O CICLO DE PERSEGUIÇOES VOLTAVA PARA O DESERTO.
NO OCIDENTE, MAIS PRECISAMENTE NA ITÁLIA, OUTRO JOVEM DESCENDENTE DE FAMILIA RICA, BENTO DE NÚRSIA, CONHECEU A HISTORIA DE SANTO ANTÃO E RESOLVEU  SEGUIR SEUS PASSOS. AS EXPERIENCIAS  INICIAIS NÃO LOGRARAM O EXITO DESEJADO.   RETIROU-SE PARA O SUL, ONDE  FUNDOU, EM 52, O MOSTEIRO DE MONTE CASSINO. NA SUA CONCEPÇÃO, O MOSTEIRO ERA UMA "  ESCOLA DE SERVIÇO AO SENHOR " .  ESTABELECEU PRINCIPIOS BÁSICOS DE VIDA AO ABADE DE VIDA COMUNITÁRIA  :  A CONSTANCIA, A ASCESE, A OBDIENCIA AO ABADE  E A NORMA "  ORA  ET  LABORA "  (   "  REZA E  TRABALHA "  ) .    ESSA  FOI A ORIGEM REMOTA DA ORDEM DE SÃO BENTO  OU ORDEM BENEDITINA, ATUALMENTE UMA GRANDE FAMILIA RELIGIOSA DE ORDENS E INSTITUOS  DE VIDA RELIGIOSA,  CONGREGAÇOES LEIGAS, MASCULINAS E FEMININAS.
O   CELIBATO (  RENUMCIA AO CASAMENTO  PARA SERVIR A DEUS )   NASCEU DO DESEJO DE IMITAR A CRISTO. NOS CONCILIOS  LOCAIS DE  ELVIRA  (  306 ) E ANCIRA ( 314 )   ELE  FOI  PROPOSTO PARA ADOÇÃO REGIONAL. NO SECULO V  HOUVE NOVA TENTATIVA. TODAVIA, NÃO PROSPEROU COMO NORMA GERAL. CONTINOU COMO OPÇÃO INDIVIDUAL.
A THEOTOKUS :
ASSUMINDO IDEAIS ANTERIORES,  NESTÓRIO,  ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA, POS-SE A COMBATER  O TITULO THEOTOKUS (  MÃE DE DEUS )   QUE OS CRISTÃOS DESDE O SECULO II , ESPOTANEAMENTE, ATRIBUIAM  A MARIA SANTISSIMA SEM OUVIR  AS PONDERAÇOES DO PAPA, EM ROMA. NESTÓRIO ENSINAVA  QUE "  JESUS POSSUI DUAS NATUREZAS E DUAS PESSOAS :  A DIVINA E A HUMANA GERADA EM MARIA NAS CONDIÇOES HUMANAS. ENTRE AS DUAS NÃO HÁ UNIÃO INTRINSECA. MARIA NÃO É MÃE DE DEUS,  E SIM A MÃE DO HOMEM JESUS ".
TAL DOUTRINA, CHAMADA " KRISTOTOKUS", CAUSOU POLEMICA ENTRE OS CRISTÃOS . PARA OS SEGUIDORES DE NESTÓRIO ERA DIFICIL ACEITAR QUE O FILHO DE DEUS, EM TUDO ESSENCIALMENTE IGUAL AO PAI, SOFRERA O SACRIFICIO DA CRUZ. ACRESCENTAVAM QUE SOMENTE  O HOMEM JESUS TERIA PASSADO  PELA HUMILHAÇÃO E O SOFRIMENTO. O FILHO DE DEUS, NÃO! CONTESTAVAM OS CRISTÃOS FIÉIS Á ROMA :  "  O SOFRIMENTO DE UM SER HUMANO, POR MAIS TERRIVEL E EXTRAORDINARIO QUE SEJA,  É APENAS O SOFRIMENTO DE UM SER HUMANO  E NÃO TEM PODER   DE REDENÇÃO  PERANTE DEUS ".
A REDENÇÃO HUMANA TERIA OU NÃO ACONTECIDO ?
O IMPERADOR TEODÓSIO II, A PEDIDO DE NESTÓRIO, CONVOCOU UM CONCILIO ECUMENICO PARA  SER REALIZADO EM ÉFESO ( ÁSIA MENOR ),  DE JUNHO DE 431. O PAPA  CELESTINO ( 422-432), ADOTANDO O COMPORTAMENTO DE SEUS ANTECESSORES EM  SITUAÇOES  SEMELHANTES DE MANIFESTAÇÃO DE  CESAROPAPISMO, NÃO COMPARECEU AO EVENTO, FAZENDO-SE REPRESENTAR  PELO BISPO CIRILO DE ALEXANDRIA. O CONCILIO, FRENTE A VIGOROSA DEFESA DE CIRILO, MANTEVE E OFICIALIZOU O TITULO " THEOTOKUS" DADO A MARIA E CONDENOU AS TESES AS DE NESTÓRIO :  "  EM JESUS HÁ DUAS NATUREZAS, A DIVINA E A HUMANA, QUE  CONVIVEM NA ÚNICA PESSOA DIVINA JESUS. MARIA É, NA VERDADE, MÃE DE DEUS".
CONTA O FOLCLORE POPULAR QUE OS DEBATES ENTRE OS CERCA DE DUZENTOS BISPOS PRESENTES NO CONCILIO ERAM A UNICA ATRAÇÃO DA PEQUENA CIDADE. OS HABITANTES AMONTOAVAN-SE NAS PROXIMIDADES DO PRÉDIO PARA CAPTAR NOTICIAS. E DENTRE ELES HAVIA ATÉ " TORCIDA  ORGANIZADA" EM FAVOR DE MARIA QUE LÁ RESIDIRA DURANTE MUITOS ANOS EM COMPANHIA DO APOSTOLO JOÃO (  HAVIA MONUMENTOS AOS DOIS ),  TORNARA-SE  PESSOA  MUITO QUERIDA E LÁ FALECERA.
APÓS A DECISÃO FINAL  E A DECLARAÇÃO DE QUE MARIA ERA, REALMENTE, A MÃE DE DEUS, A THEOTOKUS, A MULTIDÃO IRROMPEU EM PROCISSÃO PELAS RUAS DA CIDADE, ACLAMANDO  E INVOCANDO  : " SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS..." QUE MAIS TARDE TRANSFORMOU-SE NA SEGUNDA PARTE DA ORAÇÃO DA NOSSA " AVE-MARIA".



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