A " REVOLUÇÃO " DA CRUZ
O IMPERADOR ROMANO TEODÓSIO I ( 379-395 ) CONSOLIDOU VITÓRIA DA CRUZ AO DECRETAR QUE O CRISTIANISMO SERIA A RELIGIÃO OFICIAL E U´NICA DE TODO O IMPÉRIO ROMANO : " DESEJAMOS QUE TODOS OS POVOS QUE SE ENCONTRAM SOB A BRANDA AUTORIDADE DE NOSSA CLEMENCIA VIVAM NA FÉ QUE O SANTO APOSTOLO PEDRO TRANSMITIU AOS ROMANOS, QUE É PREGADA ATÉ OS DIAS DE HOJE, COMO ELE PRÓPRIO A PREGAVA, E É SEGUIDA, COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS, PELO PONTÍFICE DAMASO E PELO BISPO PEDRO DE ALEXANDRIA (...).
DAMASO QUE SÓ TERÃO O DIREITO DE SE DIZER CRISTÃOS CATÓLICOS AQUELES QUE SE SUBMETEREM A ESSA LEI E QUE TODOS OS OUTROS SÃO LOUCOS E INSENSATOS SOBRE OS QUAIS PESARÁ A VERGONHA DA HERESIA... ".
A VIDA NAS COMUNIDADES DESENVOLVEU-SE EXPERIMENTALMENTE. CRISTO NÃO DEIXOU MANUAIS SOBRE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. CONFORME JÁ DITO,OS APOSTOLOS E SEUS DISCIPULOS TRATARAM DE SE REUNIR PARA FALAR DE CRISTO. DO HÁBITO DE CONTAR HISTORIAS DO MESTRE NASCERAM AS HOMILIAS.
AS REUNIOES INDUZIRAM Á ORGANIZAÇÃO INTERNA. AS COMUNIDADES CRECERAM E, MAIS TARDE, HOUVE NECESSIDADE DE DIVISÃO EM NOVAS COMUNIDADES. O DIRIGENTE ERA ESCOLHIDO, PREFERENCIALMENTE, ENTRE OS MAIS IDOSOS E DEDICADOS. SURGIU , ASSIM, A FIGURA DO PRESBITERO ( GREGO : PREBYTEROS, " MAIS VELHO " ) , ORIGEM REMOTA DO ATUAL SACERDOTE OU PADRE, O QUAL TINHA A MISSÃO DE CONDUZIR AS REUNIOES, AS ORAÇOES E A DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS.
A COMUNIDADE TRANSFORMOU-SE EM PARÓQUIA. UM GRUPO DE PARÓQUIAS FORMOU A DIOCESE ( GREGO : DOIKÉSIS ), DENOMINAÇÃO HERDADA DA DIVISÃO TERRITORIAL DO IMPÉRIO ROMANO. A DIOCESE FICOU SOB A RESPONSABILIDADE DEUM BISPO ( LATIM : EPISCOPUS ) .
NO ENTANTO, O CHAMADO DE JESUS PARA SEGUI-LO NA MISSÃO NÃO PAROU POR AI.
BEM CEDO BUSCOU-SE UMA FORMA DE IMITAÇÃO SANTIFICADA NO ISOLAMENTO TOTAL E NA RECLUSÃO.
HOUVE QUEM AFIRMASSE QUE TAL PROCEDIMENTO NASCERA DO MEDO DAS PERSEGUIÇOES. TODAVIA, HISTORIADORES COMO JOSEF LENZENWEGER AFIRMAM : " DIFICILMENTE O DESEJO DE SE AFASTAR DA VIDA COMUM TERIA NASCIDO DO MEDO DE PERSEGUIÇOES OU DE IMPOSTOS PESADOS; O MOTIVO DECISIVO ESTEVE ANTES NA VONTADE DE IMITAR RADICALMENTE A CRISTO " ( HISTORIA DA IGREJA CATÓLICA, EDIÇOES LOYOLA, PAG 77 ). SURGIRAM, ASSIM, AS FIGURAS DO EREMITA ( VIDA ISOLADA EM LUGAR RETIRADO, ERMO, SOLITÁRIO, CALMO) E DO MONGE ( VIDA EM COMUM, PORÉM, RETIRADA) POR VOLTA DO SECULO IV.
PAULO DE TEBAS, NO EGITO ( + 346 ) E ANTÃO ( + 356 ) SÃO OS PRIMEIROS EXEMPLO DE EREMITAS. AINDA NO EGITO, PACOMIO ( + 346 ) REUNIO VÁRIOS EREMITAS NUMA COMUNIDADE, DEU-LHES UMA REGRA DE VIDA EM CLAUSTRO E TORNOU-SE EXEMPLO DO PRIMEIRO MOSTEIRO OU CONVENTO DE QUE SE TEM NOTICIA ( ANO 320 ) . O MANDAMENTO BÁSICO ERA A OBDIENCIA AO ABADE. POUCO MAIS SE SABE DA VIDA RELIGIOSA FORA DAS PARÓQUIAS OU COMUNIDADES.
A VIDA EM COMUM DOS CONVENTOS ERA CHAMADA DE CENOBITA ( LATIM : COENÓBIO, CONVENTO ) E LOGO SE ENTENDEU AO MUNDO FEMININO, NÃO SENDO ARRISCADO DIZER QUE FOI PELO CAMINHO DA RECLUSÃO QUE AS MULHERES VALORIZAÇÃO RELIGIOSA. DO EGITO , AS FORMAS DE VIDA EREMITA E MONACAL ESTENDERAM-SE RAPIDAMENTE E CONSOLIDARAM SEU LUGAR NA IGREJA. DISCIPULOS DOS GRANDES ABADES ESPALHARAM O IDEAL PELA PALESTINA, SIRIA E ÁSIA MENOR.
SANTO ANTÃO DA TEBAIDA ( EGITO - 251 A 356 ) TORNOU-SE O MEDELO DA VIDA EREMITICA E MONACAL NO ORIENTE, TANTO QUE É CONSIDERADO O " PATRIARCA DO MONAQUISMO " . HERDEIRO DE MUITO BENS, OUVIU O APELO DO SENHOR DURANTE A SANTA MISSA E RESOLVEU VENDER VENDER TUDO QUE POSSUIA E RETIRAR-SE PARA O DESERTO DO EGITO, HAVER PROVIDENCIADO A SUBSISTENCIA DA IRMÃ.
A " VIDA DE SANTO ANTÃO DO DESERTO " , ESCRITA NO SECULO IV POR SANTO ATANASIO DE AEXANDRIA QUE O CONHECEU PESSOALMENTE , EXERCEU GRANDE INFLUENCIA SOBRE AS GERAÇOES POSTERIORES.
CONTAM ALGUNS HISTORIADORES QUE ANTÃO SÓ SAIA DE SUA RECLUSÃO NO AUGE DAS PERSEGUIÇOES.
SEGUIA PARA AS CIDADES A FIM SE VISITAR OS PRISIONEIROS ONDE QUER QUE ESTIVESSEM. NAS RUAS, ENCONTRAVA OS SENTENCIADOS Á MORTE CONDUZIDOS POR ESCOLTAS DE SOLDADOS. ENTRAVA NO MEIO DELES E OS ANIMAVA COM PALAVRAS DE EXALTAÇÃO. REZAVA COM ELES . OS PERSEGUIDORES VIAM AQUELE HOMEM MUITO ALTO, VESTIDO NUM CAMISOLÃO QUE EM ALGUMA ÉPOCA FORA BRANCO E ESTAVA ENEGRECIDO E SUJO, BARBA IMENSA E POR FAZER HAVIA ANOS, OLHOS FLAMEJANTES DE ENTUSIASMO E NADA FAZIAM COM ELE. TERMINADO O CICLO DE PERSEGUIÇOES VOLTAVA PARA O DESERTO.
NO OCIDENTE, MAIS PRECISAMENTE NA ITÁLIA, OUTRO JOVEM DESCENDENTE DE FAMILIA RICA, BENTO DE NÚRSIA, CONHECEU A HISTORIA DE SANTO ANTÃO E RESOLVEU SEGUIR SEUS PASSOS. AS EXPERIENCIAS INICIAIS NÃO LOGRARAM O EXITO DESEJADO. RETIROU-SE PARA O SUL, ONDE FUNDOU, EM 52, O MOSTEIRO DE MONTE CASSINO. NA SUA CONCEPÇÃO, O MOSTEIRO ERA UMA " ESCOLA DE SERVIÇO AO SENHOR " . ESTABELECEU PRINCIPIOS BÁSICOS DE VIDA AO ABADE DE VIDA COMUNITÁRIA : A CONSTANCIA, A ASCESE, A OBDIENCIA AO ABADE E A NORMA " ORA ET LABORA " ( " REZA E TRABALHA " ) . ESSA FOI A ORIGEM REMOTA DA ORDEM DE SÃO BENTO OU ORDEM BENEDITINA, ATUALMENTE UMA GRANDE FAMILIA RELIGIOSA DE ORDENS E INSTITUOS DE VIDA RELIGIOSA, CONGREGAÇOES LEIGAS, MASCULINAS E FEMININAS.
O CELIBATO ( RENUMCIA AO CASAMENTO PARA SERVIR A DEUS ) NASCEU DO DESEJO DE IMITAR A CRISTO. NOS CONCILIOS LOCAIS DE ELVIRA ( 306 ) E ANCIRA ( 314 ) ELE FOI PROPOSTO PARA ADOÇÃO REGIONAL. NO SECULO V HOUVE NOVA TENTATIVA. TODAVIA, NÃO PROSPEROU COMO NORMA GERAL. CONTINOU COMO OPÇÃO INDIVIDUAL.
A THEOTOKUS :
ASSUMINDO IDEAIS ANTERIORES, NESTÓRIO, ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA, POS-SE A COMBATER O TITULO THEOTOKUS ( MÃE DE DEUS ) QUE OS CRISTÃOS DESDE O SECULO II , ESPOTANEAMENTE, ATRIBUIAM A MARIA SANTISSIMA SEM OUVIR AS PONDERAÇOES DO PAPA, EM ROMA. NESTÓRIO ENSINAVA QUE " JESUS POSSUI DUAS NATUREZAS E DUAS PESSOAS : A DIVINA E A HUMANA GERADA EM MARIA NAS CONDIÇOES HUMANAS. ENTRE AS DUAS NÃO HÁ UNIÃO INTRINSECA. MARIA NÃO É MÃE DE DEUS, E SIM A MÃE DO HOMEM JESUS ".
TAL DOUTRINA, CHAMADA " KRISTOTOKUS", CAUSOU POLEMICA ENTRE OS CRISTÃOS . PARA OS SEGUIDORES DE NESTÓRIO ERA DIFICIL ACEITAR QUE O FILHO DE DEUS, EM TUDO ESSENCIALMENTE IGUAL AO PAI, SOFRERA O SACRIFICIO DA CRUZ. ACRESCENTAVAM QUE SOMENTE O HOMEM JESUS TERIA PASSADO PELA HUMILHAÇÃO E O SOFRIMENTO. O FILHO DE DEUS, NÃO! CONTESTAVAM OS CRISTÃOS FIÉIS Á ROMA : " O SOFRIMENTO DE UM SER HUMANO, POR MAIS TERRIVEL E EXTRAORDINARIO QUE SEJA, É APENAS O SOFRIMENTO DE UM SER HUMANO E NÃO TEM PODER DE REDENÇÃO PERANTE DEUS ".
A REDENÇÃO HUMANA TERIA OU NÃO ACONTECIDO ?
O IMPERADOR TEODÓSIO II, A PEDIDO DE NESTÓRIO, CONVOCOU UM CONCILIO ECUMENICO PARA SER REALIZADO EM ÉFESO ( ÁSIA MENOR ), DE JUNHO DE 431. O PAPA CELESTINO ( 422-432), ADOTANDO O COMPORTAMENTO DE SEUS ANTECESSORES EM SITUAÇOES SEMELHANTES DE MANIFESTAÇÃO DE CESAROPAPISMO, NÃO COMPARECEU AO EVENTO, FAZENDO-SE REPRESENTAR PELO BISPO CIRILO DE ALEXANDRIA. O CONCILIO, FRENTE A VIGOROSA DEFESA DE CIRILO, MANTEVE E OFICIALIZOU O TITULO " THEOTOKUS" DADO A MARIA E CONDENOU AS TESES AS DE NESTÓRIO : " EM JESUS HÁ DUAS NATUREZAS, A DIVINA E A HUMANA, QUE CONVIVEM NA ÚNICA PESSOA DIVINA JESUS. MARIA É, NA VERDADE, MÃE DE DEUS".
CONTA O FOLCLORE POPULAR QUE OS DEBATES ENTRE OS CERCA DE DUZENTOS BISPOS PRESENTES NO CONCILIO ERAM A UNICA ATRAÇÃO DA PEQUENA CIDADE. OS HABITANTES AMONTOAVAN-SE NAS PROXIMIDADES DO PRÉDIO PARA CAPTAR NOTICIAS. E DENTRE ELES HAVIA ATÉ " TORCIDA ORGANIZADA" EM FAVOR DE MARIA QUE LÁ RESIDIRA DURANTE MUITOS ANOS EM COMPANHIA DO APOSTOLO JOÃO ( HAVIA MONUMENTOS AOS DOIS ), TORNARA-SE PESSOA MUITO QUERIDA E LÁ FALECERA.
APÓS A DECISÃO FINAL E A DECLARAÇÃO DE QUE MARIA ERA, REALMENTE, A MÃE DE DEUS, A THEOTOKUS, A MULTIDÃO IRROMPEU EM PROCISSÃO PELAS RUAS DA CIDADE, ACLAMANDO E INVOCANDO : " SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS..." QUE MAIS TARDE TRANSFORMOU-SE NA SEGUNDA PARTE DA ORAÇÃO DA NOSSA " AVE-MARIA".
Nenhum comentário:
Postar um comentário