O que é a Liturgia e sua importância para a vida da Igreja
A Liturgia é a celebração do Mistério de Cristo e, em particular, do seu Mistério Pascal, que é o centro da obra da salvação. Cristo, morrendo e ressuscitando, destruiu a morte e nos introduziu na vida nova.
Este é o grande Mistério da Fé, que celebramos com reverencia e alegria. Toda vez que fazemos memória de Jesus pela ação litúrgica, participamos de sua morte e ressurreição, participamos de sua páscoa. Esse fato central de nossa Fé é atualizado. Aquilo que é celebrado acontece para nós e em nós, hoje.
Na Liturgia acontece a nossa salvação, a comunhão de vida com a Santíssima Trindade e os irmão.
Deus realiza a sua parte na Aliança com a humanidade, imprimindo no coração humano o seu jeito de amar, servir e perdoar. Por isso, a Igreja jamais deixou de reunir-se para Celebrar o Mistério Pascal de Cristo
Jesus está presente na celebração dos Sacramentos de tal forma que, quando alguém batiza, é Cristo mesmo que batiza; está presente pela sua Palavra, pois é ele mesmo que fala quando se leem as Sagradas Escrituras; está presente, Sacramentalmente, nas espécies de pão e vinho Consagrados; está presente quando a Igreja ora e canta os salmos ( CF. SC, N. 7).
A conversão, nossa busca de conformação a Cristo, é o objetivo final do plano de salvação e a razão porque nós nos reunimos para celebrar a Liturgia. É bom lembrar que para ser frutuosa, a celebração ritual deve expressar uma realidade interior e espiritual, o culto ¨ em espirito e verdade ¨ ( CF. JO 4,24), uma generosa vida de Fé e amor e o estado de graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário