Os Sacramentos de Cristo e da Igreja
Os sacramentos são encontros pessoais com Cristo e sinais da salvação. Estes encontros se realizam através de sinais sensíveis e visíveis que Jesus nos deixou.
Nos sacramentos, é saciado nosso anseio por vida plena. O próprio Cristo Jesus nos comunica a vida divina e sua plena comunhão com o Pai. Toda a vida cristã se desenvolve em torno dos sacramentos, especialmente o da Eucaristia.
Ao longo de sua história bimilenar, a Igreja foi discernindo que, dentre suas celebrações litúrgicas, existem sete que são, no sentido próprio da palavra, sacramentos, instituídos pelo Senhor : o Batismo, a Confirmação ou Crisma, a Eucaristia, a Penitencia ou Reconciliação, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimonio, que Jesus não é apenas o autor dos sacramentos, mas também o seu Ministro. É Cristo quem, através dos ministros da Igreja, batiza, consagra, perdoa, cura...
Além dos sacramentos, também os ¨ sacramentais ¨ fazem parte da liturgia da Igreja. São instituídos
pela Igreja em vista da santificação dos fiéis, da consagração de certos estados de vida, da invocação da proteção de Deus em circunstancias muito variadas da vida cristã.
Entre os sacramentais figuram em primeiro lugar as bençãos ( de pessoas, da mesa, de objetos, e lugares). Além dos sacramentos e dos sacramentais, existem muitas outras manifestações da piedade dos fiéis e da religiosidade popular, que circundam a vida sacramental da Igreja, como a veneração de relíquias, visitas a santuários, peregrinações, procissões, via-sacra, danças religiosas, o rosário e as medalhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário