Santa Bernadete
¨ Maria é tão bela que, quando a vejo, gostaria de morrer para vê-la novamente ¨, era a resposta da vidente de Lourdes a quantos a confortavam durante a longa enfermidade que por nove anos lhe causou sofrimentos indizíveis.
Nascida em 07 de Janeiro de 1844, em Lourdes, filha de um moleiro-moedor de cereais e fabricante de farinha - Francisco Soubirous e de Luisa Castérot, Marie- Bernard Soubirous desde a tenra idade, conhecera a pobreza e a dificuldade no seio familiar. Até aos dez anos de idade, viveu no moinho de Boly, onde nasceu, mas por causa da precariedade e dificuldades financeiras, a Família mudou-se para Lourdes.
Desde criança, por causa da frágil condição de moradia, Bernadette sofria de doenças terríveis como cólera e asma. Tinha dificuldades em aprendizagem, o que fez com que seus estudos e catequese fossem tardios. Ela tinha 14 anos e era analfabeta.
Em Lourdes, uma cidade de aproximadamente quatro mil habitantes, aos 11 dias do mês de Fevereiro de 1858, Bernadete afirma ter visto uma aparição de Nossa Senhora em uma gruta denominada massabielle - que quer dizer no dialeto local, ¨ pedra velha ¨ ou ¨ rocha velha¨, aparição que depois se apresentou como sendo IMACULADA CONCEIÇÃO.
Bernadete tinha ido ao rio Gave quando da gruta ouviu um som como de um sussurro.
Quando olhou, viu uma senhora com um lindo vestido branco, com um cinto brilhante e no topo de cada pé, havia uma rosa pálida da mesma cor das contas do rosário que a bela senhora segurava. Bernadete tentou fazer o sinal da cruz, mas os braços não levantavam e as mãos ficavam para baixo, até que a bela senhora fez ela mesma o sinal da cruz, e assim Bernadete conseguiu fazer. Na mesma hora, Bernadete começa a recitar o Rosário e a cada Ave-Maria que dizia, a Senhora movia as contas, mas sem abrir os lábios. Quando Bernadete termina as ave-marias, a aparição some.
Enquanto o assunto era submetido ao exame da hierarquia eclesiástica, que se comportava com cética prudencia, curas cientificamente inexplicáveis foram verificadas na gruta de ¨ massabielle¨ . Em 25 de fevereiro de 1858, na presença de uma multidão, por ocasião de uma das suas visões, surgiu sob as mãos de Bernadete uma fonte que jorra água até os dias de hoje, no volume de cinco mil litros por dia.
Bernadete passou pelas mais variadas formas de interrogatórios.
Autoridades civis e religiosas faziam uma investigação detalhada sobre as aparições. Uma das coisas que mais chamou a atenção do pároco local, foi Bernadete afirmar com toda a convicção a palavra IMACULADA CONCEIÇÃO, dogma proclamado quatro anos antes pela Igreja. O padre sabia da educação de Bernadete e ela jamais poderia saber sobre tão meticuloso e teológico documento.
Sabia da retidão moral e religiosa da jovem.
Ela defendeu veementemente as aparições, com uma postura muito singular para uma adolescente de sua idade, seu temperamento, sua humildade e nível socioeconômico.
Foram 18 aparições ao total entre 11 de Fevereiro e 16 de Julho de 1858, e as mensagens da Santa Mãe de Deus em Lourdes, ecoam em nossos ouvidos até os dias de hoje.
Para poder esconder-se dos curiosos, Bernadete refugia-se em um hospital das Irmãs da Caridade de Nevers em Lourdes, em 1860. Recebe instruções ali e depois de educada, em 1861 faz o primeiro relato de próprio punho das aparições. Aos 22 anos de idade, inicia seu noviciado e em 30 de Outro de 1867, faz a profissão de Religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers.
Muitos sinais em vida acompanharam Bernadete.
Um deles aconteceu durante a 17 aparição. Um médico chamado Doutor Douzous não era muito frequentador de missas, porém, conhecido por sua ciência, observava um ¨ êxtase ¨ de Bernadete.
Esta tinha na mão direita um círio aceso e a uma certa altura todos ali presentes viram a chama do círio enrolar-se envolta da mão da jovem vidente sem queimar.
O médico contou o tempo que foi de 15 minutos. Ao fim do êxtase, o mesmo médico examina a mão de Bernadete e vê que não tem queimadura nenhuma. Ele encosta a chama na mão da vidente que exclama: ¨ mas o senhor está a me queimar ¨. O médico perplexo declara acreditar, pois tinha contemplado com seus próprios olhos.
Santa Bernadete Soubirous morreu rezando em odor de santidade em 16 de Abril de 1879, aos 35 anos de idade. Ela é um dos corpos incorruptos - 136 anos de falecimento - sendo seu corpo guardado em uma urna de cristal desde 03 de Agosto de 1925, na capela do Convento de Saint- Gildard, na cidade de Nevers. E o pedido da Bela Senhora de Lourdes á Bernadete ecoa em nossos ouvidos até hoje.
REZEM PELA CONVERSÃO DOS PECADORES. Santa Bernadete, rogai a Deus por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário