Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Padroeira do Brasil
( COMEMORAÇÃO: 12 DE OUTUBRO )
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem início em 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D.Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá. As autoridades locais, pretendendo saudar o governador com um banquete, convocaram os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves a trazer a maior variedade possível de peixes.Os três homens desceram o Rio Paraíba, mas nada conseguiam. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu. João Alves lançou a rede nas águas; ao puxá-la, junto veio o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundancia para os três humildes pescadores.
Durante quinze anos consecutivos a imagem ficou na casa de Felipe Pedroso, aonde as pessoas se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem. A família do pescador construiu um oratório, que logo se tornou pequeno. Por volta de 1734 o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis aumentava, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior ( atual Basílica Velha).
No ano de 1894 chegou a Aparecida um grupo de Padres e Irmãos da Congregação Dos Missionários Redentoristas para trabalhar no atendimento aos romeiros que iam á cidade para rezar aos pés da Virgem ¨ Aparecida ¨ .
No dia oito de Setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada solenemente por D. José Camargo Barros. No dia vinte e nove de abril de 1908 a igreja recebeu o título Basílica Menor.
Em 1929 Nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinação do Papa Pio XI.
Em 1980 a atual basílica foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor.
Primeiros Milagres de Nossa Senhora Aparecida
O primeiro prodígio, sem dúvida alguma, foi a pesca abundante que se seguiu ao encontro da Imagem. Não há outras referencias sobre o fato a não ser aquela da narrativa do achado da imagem:
¨ E, continuando a pescaria, não tendo até então pego peixe algum, dali por diante foi tão abundante a pesca, que receosos de naufragarem pelo muito peixe que tinham nas canoas, os pescadores se retiraram as suas casas, admirados com o que ocorrera ¨.
Significativo também é o prodígio das correntes que se soltaram das mãos de um escravo que implorava a proteção da Senhora Aparecida.
Entretanto, o mais simbólico e rico de significado, sem dúvida, foi o milagre das velas, pela sua íntima relação com a fé. Aconteceu no primitivo oratório de Itaguaçu. Numa noite, durante a reza do terço diante da imagem, as velas apagaram-se repentinamente e sem motivo, pois não ventava na ocasião.
Houve espanto entre os devotos e, quando uma devota procurou acende-las novamente, elas se acenderam por si, prodigiosamente.
Desta data em diante a Imagem Milagrosa de Nossa Senhora Aparecida deixou de pertencer á família de Felipe Pedroso para ficar pertencendo a todos nós,
seus devotos.
Consagração a Nossa Senhora Aparecida
Ó Maria Santíssima, que em vossa Imagem milagrosa de Aparecida espalhais inúmeras benefícios sobre o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos servos, mas desejando participar dos benefícios da vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos a língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção. Consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número dos vossos servos. Acolhei-nos debaixo da vossa proteção.
Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora da nossa morte.
Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e render-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário