terça-feira, 14 de julho de 2015

                                                      A Oração do Senhor: ¨ Pai Nosso ¨
                                                     Explicação da Oração do Pai Nosso


Venha a nós o Vosso Reino:

Entre os judeus, muitos esperam o começo do reinado de Deus, o seu Reino.
Acreditam que Deus virá, na pessoa do Messias, completar o que eles não podem fazer por si próprios: vencer os inimigos de seu povo, reinar, de Jerusalém, sobre todas as nações, ser um rei poderoso sobre o trono de Davi.
Mas Jesus falou de uma outra maneira do reinado de Deus e do seu Reino: conta histórias através de imagens, de parábolas. Diz : O Reino de Deus é semelhante a uma semente que o semeador lançou a terra ( MT 13, 3-9 ). É semelhante a um grão de mostarda que se converteu em uma árvore ( MT 13, 31-32 ), ao fermento que uma mulher mistura em três medidas de farinha ( MT 13, 33), a um tesouro escondido em um campo ( MT 13, 44). Quer dizer com isto que o reino de Deus está no meio de nós: é a Palavra de Deus que penetra em nossos corações, a vida de Deus que cresce ocultamente em nós e nos transforma para que demos fruto.
Jesus diz : ¨ Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: convertei-vos e crede no EVANGELHO ( que eu vos trago )¨ ( MC 1, 15 ).
Por isso, quando rezamos : ¨ Venha a nós o Vosso Reino ¨ , pedimos ao Espirito que prossiga a sua obra no mundo ¨ para santificar todas as coisas, levando à plenitude a sua obra ¨ a fim de que nele façamos reinar ¨ justiça, paz e alegria no Espirito Santo ¨ ( CIC 2818- 2819).
Pedir que venha o Reino de Deus é esperar o regresso do Senhor em glória, no fim dos tempos. É o grito do Espirito Santo e de toda a Igreja: ¨ Vem, Senhor Jesus!¨ Marana tha! ( AP 22, 20, CF. 1COR 16, 22). Jesus diz-nos: Abandonai vossos cálculos. Só Deus conhece o dia e a hora. Quanto a vós, estejais vigilantes, vivei na fé, na esperança, na caridade, para não faltardes ao banquete do Pai. E supliqueis : Venha a nós o Vosso Reino!
BOA NOVA ou ¨ Evangelho ¨ : Esta palavra grega aplica-se ao anúncio da vitória depois de uma batalha ou ao anúncio do nascimento de uma criança de família real. Em relação a Jesus, significa a mensagem de felicidade que Ele traz e os sinais divinos que realiza.


                                                              ( Terceira parte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário