quinta-feira, 16 de julho de 2015

                                                        A Oração do Senhor: ¨ Pai Nosso ¨
                                                       Explicação da Oração do Pai Nosso


O pão nosso de cada dia nos dai hoje:

Na segunda parte do Pai Nosso, pedimos ao Pai que nos de o necessário para o nosso sustento. Rezamos: O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

Antigamente, no deserto, os anciãos de Israel fizeram a experiencia do pão dado por Deus e do modo como Ele o dava. Tal como o orvalho da manhã, assim caía o maná do céu e cobria a terra em quantidade suficiente para ficarem saciados. Cada um podia apanhar o que necessitava: uns mais, outros menos. Mas aqueles que faziam reservas, porque não confiavam em Deus no dia-a-dia, esses viam o seu pão estragar-se ( EX 16 ).
Deus  nos dá a sua Palavra. Dá-nos o seu pão. Dá-nos Jesus, seu Filho. Na Eucaristia, Ele próprio se torna nosso pão cotidiano, o Pão da Vida, ¨ remédio de imortalidade¨ ( S. Inácio de Antioquia), sem o qual não temos sua vida em nós ( cf. CIC 2837 ). Convida-nos a partilhar com os outros este pão espiritual.
Quando pedimos a Deus o pão nosso de cada dia, queremos dizer com isto tudo o que necessitamos para viver: o pão eucarístico, o pão e a água, o calor e o lar, o trabalho e a comunidade, a sua benção.
Deus nos dá a terra sobre a qual crescem o trigo e o arroz, a mandioca e o milho: o ¨ fruto da terra e do trabalho dos homens¨ para que partilhemos com os que tem fome.

Dá-nos, hoje,
o pão de que temos necessidade,
para que nos tornemos
o que os outros precisam,
hoje.

REZAMOS ASSIM:
¨ BENDITO SEJAIS, SENHOR, DEUS DO UNIVERSO,
PELO PÃO QUE RECEBEMOS DE VOSSA BONDADE,
FRUTO DA TERRA E DO TRABALHO HUMANO,
QUE AGORA VOS APRESENTAMOS
E PARA NÓS SE VAI TORNAR O PÃO DA VIDA.
BENDITO SEJA DEUS PARA SEMPRE!¨

ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO DOS DONS.


                                                             ( Quinta parte )

Nenhum comentário:

Postar um comentário