Explicação da Oração do Pai Nosso
A Oração do Senhor : ¨ Pai Nosso ¨
Um dia, ao ver Jesus rezando, um dos discípulos pede-lhe: ¨ Senhor, ensina-nos a orar ¨ ( LC 11,1). E Jesus ensina-lhes a oração de todos os cristãos, o PAI NOSSO.
O Pai Nosso encontra-se no Evangelho de São Lucas ( LC 11, 2-4 ) em uma versão abreviada; no de São Mateus ( 6, 9-13 ) em uma versão mais longa. É este texto mais longo que se tornou a oração de todos os cristãos.
PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU :
Jesus, o Filho de Deus, leva até á intimidade de seu Pai, todos aqueles que se tornaram seus irmãos e irmãs. Como filhos e filhas de Deus, tem o direito de chamá-lo com confiança por um nome que exprime pertença e intimidade: Abba! Pai! ( GL 4,6 ; MC 14, 36).
Quando dizemos : ¨ Pai Nosso ¨, apresentamo-nos diante dele com ¨ um coração humilde e confiante, que nos faz retorna à condição de crianças, porque é aos pequeninos que o Pai se revela¨ ( CIC 2785).
O símbolo do céu remete á ¨ Casa do Pai¨, a ¨ verdadeira pátria para onde nos dirigimos e á qual já pertencemos¨ ( CIC 2802). Este símbolo significa, para nós a felicidade, a paz, a vida em plenitude. Santo Agostinho diz que ¨ Estas, palavras ¨ Pai Nosso que estais no céu ¨ provem do coração dos justos, onde Deus habita como que em seu templo ¨ ( CIC 2794).
A paternidade de Deus estende-se a todos, inclusive aos filhos e filhas, que tem experiencias negativas com o pai e a mãe terrestres : que não são amados, mas rejeitados; que não são aprovados, mas censurados; que não são encorajados, mas condenados; que não são livres, mas oprimidos. Estes encontram em Deus um verdadeiro Pai e, na comunidade dos fiéis, irmãos e irmãs que lhes permitem experimentar aquilo que lhes tinha sido sido negado.
Ter um Pai no Céu :
ter alguém em quem por toda a confiança,
mesmo quando os pais falham;
alguém a quem poder perguntar,
mesmo quando as mães não dão resposta;
alguém que nos dá irmãos e irmãs,
alguém que nos ama e a quem podemos amar.
¨ AINDA QUE PAI E MÃE ME ABANDONEM,
O SENHOR ME ACOLHE ¨.
SALMO 27, 10.
( Primeira parte )
Nenhum comentário:
Postar um comentário