( ESTANDARTE DA GUARDA SUÍÇA NO PONTIFICADO DE FRANCISCO )
Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável desde 22 de Janeiro de 1506 pela segurança do Papa.
Hoje constitui também as forças armadas da Cidade do Vaticano. Atualmente a Guarda Suíça é composta por cinco oficiais; 26 sargentos e cabos e 78 soldados.
É a única guarda do mundo em que a bandeira é alterada com cada novo Chefe de Estado.
Pois contém o emblema pessoal do Papa.
O dia 26 de Maio é a data de admissão de novos guardas. Estes prestam juramento diante do Papa e fazem o juramento com a mão direita levantada e os três dedos do meio abertos, recordando a Santíssima Trindade ( Cristianismo ).
É o único grupo de soldados particulares que a lei Suíça aceita. Do corpo da Guarda Suíça só podem fazer parte homens de robusta e rude constituição física, com um minimo de 1, 74 m de altura, católicos, com diploma profissional ou ensino médio concluído.
Com idade entre 18 e 30 anos, e não casados ( só os cabos, sargentos e oficiais podem ser casados ). Devem também ter feito já treino militar do Exercito Suíço, não ter registro criminal e ser de reputação social absolutamente imaculada. Dois anos, eventualmente renováveis até um máximo de 20, são o tempo de compromisso máximo de um membro da Guarda Suíça.
O curioso uniforme da Guarda Suíça é um espetáculo á parte. Com sua malha de cetim nas cores Azul-Real, Amarelo-Ouro e Vermelho-Sangue, causa estranheza que um soldado esteja trajado com roupas tão coloridas. O design do traje é atribuido a Michelangelo e pode ser visto tanto no Vaticano quanto no castelo Palal de Avinhão, Sede do Papado nos séculos XIII a XIV.
A língua oficial da Guarda-Suíça é o alemão. Seu lema é ¨ Com coragem e fidelidade ¨ ( em latim : Acriter et fideliter ) e tem como patronos São Martinho ( festa em 11 de Novembro ), São Sebastião ( festa 20 de Janeiro ) e São Nicolau Von Flue, ¨ Defensor Pacis et pater patriae ¨ ( orago da Suíça, com festa em 25 de Setembro).
Entre as suas tarefas encontram-se a prestação de serviços diversos para o Papa, tais como a guarda em visitas de autoridades estrangeiras, o acompanhamento e assistência ao Papa durante viagens internacionais ou a prestação, á paisana, de serviços de segurança do Papa, ocasião em que os guardas se misturam com as multidões na Praça de São Pedro. Nesse caso os soldados da Guarda Suíça servem como guarda-costas, estando equipados com armamento variado e modernos equipamentos de comunicação.
GUARDA SUÍÇA HOJE
Os guardas assinam um contrato de dois anos e obtém um soldo mensal de 1.200 euros. São celibatários ( exceto os oficiais, sargentos e cabos) e é-lhes formalmente interdito dormir fora do Vaticano. A vida cotidiana é preenchida também com Celebrações Litúrgicas.
A guarda dispõe de uma Capela onde oficia o Capelão do Exercito Pontifício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário