NOSSA SENHORA DA EVANGELIZAÇÃO
A imagem de Nossa Senhora da Evangelização foi um presente oferecido pelo imperador Carlos V da Espanha á recém-criada diocese de Lima. Isso ocorreu por volta do ano 1540. Esse fato é sustentado pelas mais antigas cronicas. Acredita-se que esta foi a primeira imagem esculpida de Nossa Senhora que chegou e recebeu culto em Lima. Diante dessa imagem rezaram grandes santos peruanos, como Santa Rosa de Lima e São Martinho de Porres.
Também esteve presente nos concílios convocados pelo então Arcebispo de Lima, São Turíbio de Mongrovejo. Dessa forma, trata-se de uma das mais antigas da região a receber culto. Diante dessa imagem foi depositada, pelo primeiro bispo diocesano, Frei Jeronimo de Loyaza, a primeira rosa florescida na cidade. Quando a independência do Peru foi proclamada pelo general San Martín, o Te Deum foi solenemente entoado perante a imagem.
No ano de 1985, o Papa João Paulo II, em sua primeira viagem apostólica ao Peru, a coroou solenemente, consagrando-lhe toda aquela nação. Três anos depois, por ocasião do Congresso Eucaristico e Marinano dos Países - Bolivarianos, o Santo Padre a presenteou com a Rosa de Ouro, que atualmente ela ostenta em seus dedos. Apenas no ano de 1992 foi -lhe dado o título de Nossa Senhora da Evangelização, por ocasião dos 450 anos da criação da diocese de Lima. A imagem aqui reproduzida encontra-se na Catedral de Luziânia no Estado de Goiás, á qual é dedicada. Ela foi abençoada pelo Beato João Paulo II e entronizada por Dom Agostinho, primeira bispo de Luziânia, em junho de 1989.
ORAÇÃO :
Maria, Estrela da Evangelização, diante de vossa presença, depositamos nossos anseios e esperanças por um mundo pleno de justiça e paz. E para que isso aconteça é necessário que testemunhemos a caridade que vem de Deus, por meio de nossas ações em favor de nosso irmãos e irmãs. Pedimos, por vossa intercessão, a força que brota da Cruz, do sacrifício de amor de Jesus, para que façamos de nossa vida uma perene evangelização. Amém. Nossa Senhora da Evangelização, rogai por nós!
( FONTE : FACES DE MARIA, EDIÇÕES KOLBE )
Nenhum comentário:
Postar um comentário