terça-feira, 1 de dezembro de 2015

                                                      JUBILEU DA MISERICÓRDIA
 
                                                         ( ANO SANTO 2015 - 2016 )







O Papa Francisco anunciou um jubileu Extraordinário da Misericórdia, por meio da Bula de proclamação Misericordiae Vutus ( O Rosto da Misericórdia), com data de 11 de abril de 2015. Trata-se  de um Ano Santo a ser realizado de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016 com o tema ¨ Misericordiosos como o Pai ¨ ( LC 6, 36 ).





O QUE É UM ANO SANTO OU JUBILAR ?



O texto bíblico de Levítico, capitulo 25, ajuda-nos falando do significado que tinha um ¨ jubileu ¨ para o povo de Israel : de cinquenta em cinquenta anos, os judeus ouviam ressoar a trombeta ( jobel ) que os convocava ( jobil ) para celebrarem um ano santo como tempo de reconciliação ( jobal ) para todos. Era um período propício para se recuperar uma boa relação com Deus, com o próximo e com a criação.
O convite era para construir relações baseadas na gratuidade. Por isso, entre outras coisas, promovia-se o perdão das dividas, ajuda a quem caíra na miséria, a melhoria das relações entre as pessoas e a libertação dos escravos. Jesus Cristo se coloca em sintonia com este ideal do ¨ ano da graça ¨, ele veio anunciar e realizar o tempo perene da graça do Senhor, levando a Boa- Nova aos pobres, a liberdade aos prisioneiros, a vista aos cegos e a libertação os oprimidos como ele mesmo afirma no início de sua missão ( CF. LC 4, 18 - 19).



QUANDO COMEÇOU NA IGREJA ESTE COSTUME ?


Na história da Igreja, a primeira celebração de um ano jubilar que se tem notícia foi proposta pelo Papa Bonifácio VIII no ano 1300 com o objetivo de permitir aos fiéis receberem o perdão dos pecados e a indulgencias. Ele planejou que a cada 100 anos fosse instituído um ano santo.  O Papa Clemente VI reduziu o prazo convocando o segundo Ano Santo depois de somente 50 anos. Em 1475, passou a ser celebrado a cada 25 anos de forma extraordinária. Até hoje foram celebrados 26 anos  jubilares. São João Paulo II convocou o Ano Santo de forma extraordinária em 1983 e o último que celebramos foi o Ano Santo Extraordinário da Redenção, no ano 2000.



POR QUE ESTE ANO É DEDICADO Á MISERICÓRDIA ?



O Papa Francisco escolheu o dia 8 de dezembro de 2015 para marcar a abertura do Ano da Misericórdia. Neste mesmo dia, em 1965, o Papa Paulo VI concluía o Concílio Vaticano II e este fato reveste o Ano Santo de um significado especial, encorajando a Igreja a prosseguir a obra iniciada no Concílio. Quando convocou o Concílio Vaticano II, São João XXIII propôs uma Igreja que prefere mais usar a medicina da misericórdia que a severidade da condenação. Este ano santo quer colocar em evidencia que a Igreja tem a missão de ser testemunha da misericórdia de Deus no mundo. O Papa pensou em um caminho espiritual de conversão e decidiu proclamar um jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus.
Por isso se chama Ano Santo da Misericórdia. Existe um site específico sobre o Ano Santo da Misericórdia com todas as informações :
www. iubilaeummisericordiae.va. O Papa francisco explicou  em abril de 2015 quando convocou o Ano Santo : ¨ Simplesmente porque a Igreja é chamada, neste tempo de grandes mudanças, a oferecer mais vigorosamente os sinais da presença e proximidade de Deus. Este não é o tempo para nos deixarmos distrair, mais para o contrário :
permanecermos vigilantes e despertarmos em nós a capacidade de fixar o essencial. É o tempo para a Igreja reencontrar o sentido  da missão que o Senhor lhe confiou no dia de Páscoa: ser sinal e instrumento da misericórdia do Pai ( CF. JO 20, 21 - 23) ¨.




QUAL É O SENTIDO BÍBLICO DA MISERICÓRDIA ?



O próprio Papa Francisco nos instrui : ¨ Misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro.
Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração á esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado ¨ ( MV, N. 2 ). Assim, somos todos convidados a viver um tempo extraordinário de graça. A Igreja é chamada a oferecer sinais da presença e proximidade de Deus, a despertar nos corações de todos a capacidade de olhar para o essencial. Os fiéis são chamados a serem sinais da ternura que Deus oferece ao mundo inteiro, e sobretudo aos que estão na tribulação, vivem sozinhos e abandonados, e também sem esperança de serem perdoados e sentirem-se amados pelo Pai. Um Ano Santo para sentirmos intensamente em nós a alegria de termos sido reencontrados por Jesus, que veio, como Bom Pastor, á nossa procura, porque tínhamos nos extraviado. Um jubileu para nos darmos conta do calor do seu amor, quando nos carrega aos seus ombros e nos traz de volta á casa do Pai. Um ano em que sejamos tocados pelo Senhor Jesus e transformados pela sua misericórdia para nos tornarmos, também nós, testemunhas de misericórdia. Eis o motivo do jubileu : porque este é o tempo da misericórdia. É o tempo favorável para tratar as feridas, para não nos cansarmos de ir ao encontro dos que estão á espera de ver e tocar sensivelmente os sinais da proximidade de Deus, para oferecer a todos o caminho do perdão e da reconciliação. ¨ A  misericórdia para com os famintos, os pobres e os que sofrem é a chave do céu ¨ ( EG, N. 197 ). ¨ O segredo mais íntimo de Deus é sua misericórdia¨ ( S. Vicente de Paulo in correspondance, v. 11, Paris, 1920, p. 341 ).




ALGUMAS INDICAÇÕES PRÁTICAS PARA VIVER O ANO SANTO




No próprio documento de convocação do Ano Santo se indicam as ações pastorais para bem vive-lo. Na prática, o caminho do Ano da Misericórdia consta de diversas etapa :


1 - Anunciar a misericórdia de Deus e realizar peregrinações;
2- ir ao encontro de quem vive nas periferias existenciais para refletir e praticar as obras de misericórdia;
3 - Perseverar na oração, no jejum e na caridade;
4- Realizar as  ¨ 24 horas para o Senhor ¨;
5- participar da peregrinação á Porta Santa;
6 - Acolher os Missionários da Misericórdia;
7- Perdoar de todo o coração a todos e participar do Sacramento da Reconciliação;
8 - Superar a corrupção;
9- Receber a indulgencia;
10 - Participar da Eucaristia;
11 - Fortalecer o ecumenismo e diálogo inter-religioso;
12- Converter-se.



SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO



O Papa Francisco nos exorta para que ¨ com convicção, ponhamos novamente no centro o sacramento da Reconciliação, porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia. Será, para cada penitente, fonte de verdadeira paz interior ¨. E, na bula por meio da qual proclama o Ano Santo, diz : ¨ Não me cansarei jamais de insistir com os confessores para que sejam um verdadeiro sinal da misericórdia do Pai.¨ O mais importante é a busca do perdão e da reconciliação, deixando-se envolver pela misericórdia divina, receber e dar o perdão.





O QUE SÃO AS INDULGENCIAS ?




A indulgencia, vista na perspectiva da ¨ teologia da graça ¨  e da comunhão dos santos, é sempre comunicação dos méritos de Cristo através da Igreja que não apenas ora e intercede, mas por sua autoridade, distribui os méritos de Cristo e dos Santos, Deus mostra como que o ¨ excesso ¨ de sua misericórdia ( CF. Paulo VI in Indulgentiarum doctrina). A quem contesta  as indulgencias Jesus certamente responderia :
¨ Não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence ?
Ou estás com inveja porque estou sendo bom ? ¨ ( MT 20, 15 ).





QUAL O SENTIDO DA PEREGRINAÇÃO Á PORTA SANTA ?



A peregrinação para se chegar á Porta Santa é um sinal peculiar do Ano Santo. A peregrinação será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar e que exige empenho e sacrifício. Deve ser acompanhada de uma peregrinação interior; ¨ não jugueis, não condeneis, mas, perdoai ¨ ( CF. LC 6, 37- 38). A peregrinação sinaliza também a proposta de uma conversão pastoral na perspectiva da misericórdia. A peregrinação sinaliza também a proposta de uma conversão pastoral na perspectiva da misericórdia. A Porta Santa é uma porta pela qual o peregrino deve passar e simboliza a entrada em uma nova dimensão de vida segundo a misericórdia. Cada diocese estabelecerá através do bispo qual é a igreja da diocese que será local de peregrinação e na qual estará a Porta Santa.




JUSTIÇA E MISERICÓRDIA



É necessário recordar a relação entre justiça e misericórdia. Não são duas realidades que se excluem, mas duas dimensões da mesma realidade que atinge seu ponto máximo na plenitude do amor manifestado em Jesus Cristo. A coroa da justiça é a misericórdia, pois justiça sem misericórdia vira vingança. A justiça de Deus quer salvar e recuperar o que erra e não destruí-lo, por isso a misericórdia dá uma nova oportunidade de recomeçar através do perdão. A justiça, segundo a Lei de Israel, consistia sobretudo na proteção dos fracos, e nisso devia distinguir-se o rei como afirma o Salmo 71 ( 72 ), 12-13.




ORAÇÃO DO ANO SANTO DA MISERICÓRDIA



Senhor Jesus Cristo,
vós nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai Celeste
e nos dissestes que quem vos vê, vê o Pai.
Mostrai-nos o vosso rosto, e seremos salvos! O vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro;
libertou a adúltera e Madalena de buscar a felicidade nas criaturas;
fez Pedro chorar, depois da traição
e assegurou o paraíso ao ladrão arrependido.
Fazei-nos ouvir, como dirigida a nós mesmos, as palavras que dissestes á mulher samaritana : ¨ Se tu conhecesses o dom de Deus ¨!
Vós sois o rosto visível do Pai invisível,
do Deus que manifesta sua onipotencia sobretudo no perdão e na misericórdia.
Senhor ressuscitado e glorioso, fazei que a Igreja seja, no mundo, o vosso rosto visível.
Vós quisestes que os vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza,
para sentirem justa compaixão por aqueles  que estão na ignorância e no erro.
Aos que se aproximarem de vossos ministros fazei que se sintam acolhidos, amados e perdoados por Deus. consagrai-nos com a unção do vosso Espirito, para que o jubileu da Misericórdia
seja um ano de graça do Senhor,
e a vossa Igreja, com renovado entusiasmo, anuncie a alegre notícia aos pobres, proclame a liberdade aos presos e oprimidos, e a recuperação da vista aos cegos.
Tudo vos pedimos, por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia,
a vós que viveis e reinais com Pai e o Espirito Santo,
pelo séculos dos séculos.
Amém!



(   FONTE : CNBB )












Nenhum comentário:

Postar um comentário