CONCLAVE
Conclave ( do latim cum clave, que significa com chave ) é a reunião em clausura muito rigorosa dos cardeais aquanto da eleição do Papa. Os cardeais permanecem incomunicáveis com o exterior até haver um Papa escolhido.
Assim que ocorre o falecimento ou a renúncia de um Papa, a Sé Apostólica é considerada vacante ( vaga ) até a data da eleição do novo Pontífice. Neste período, os assuntos da Igreja são entregues ao cardeal decano, ou camerlengo, ao qual compete comprovar oficialmente a morte do Papa, fazendo na presença do mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, dos prelados clérigos e do secretário e chanceler da Câmara Apostólica. O camerlengo também redigi a ata referente ao falecimento do Papa.
PREPARAÇÃO
Uma vez celebradas as exéquias do pontífice falecido prepara-se o conclave, o qual poderá ter início no décimo quinto dia seguinte á morte do Papa, nunca ultrapassando o vigésimo dia. Como já disse, o conclave tem lugar dentro do Vaticano. O local deve proporcionar um adequado isolamento dos cardeais em relação ao exterior e também o seu alojamento em dependências próximas ao conclave. Há cerca de um século, passou a realizar-se na Capela Sistina, antes a Capela Primitiva dos Papas e coração da Basílica de São Pedro e da própria cidade do Vaticano.
As votações realizam-se em sessões de manhã e á atarde, duas em cada sessão, com exceção do primeiro dia onde se realiza apenas uma votação.
Chegada a hora da votação, cada cardeal pega num boletim, de papel branco em forma retangular, que tem escrito na parte superior Eligo in summum pontífice ( Elejo como sumo pontifíce ) , com espaço para escrever o nome escolhido. Exigi-se caligrafia clara e em letras maiúsculas, mas impessoais. O voto deve ser dobrado ao meio, e, com este apertado entre as mãos, recolhe-se em oração silenciosa : ¨ Chamo como testemunha Jesus Cristo, o Senhor, que seja meu juiz, que o meu voto seja perante Deus dado aquele que perante Deus considera deve ser eleito.
( FONTE : WIKIPEDIA )
Nenhum comentário:
Postar um comentário