quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

                                                      NOSSA SENHORA DAS DORES





Nossa Senhora das Dores é também conhecida como Nossa Senhora da Piedade ou, ainda, Mãe dolorosa. Foi o Papa Bento XIII no século XVIII que promulgou a sua festa, comemorada desde então em 15 de setembro.
Essa devoção vem de uma tradição muito antiga, que fala da dor de Maria ao encontrar seu Filho Jesus carregando a cruz a caminho do Calvário. É costume, nas procissões da Sexta - Feira Santa, fazer acompanhar a imagem do Senhor Morto pela imagem de Nossa Senhora das Dores, relembrando aquele encontro cheio de dor e compaixão. Outro costume é a oração da Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora com um Pai - nosso e sete Ave- marias em cada mistério : 1 ) a profecia de Simeão, 2 ) a fuga com o Menino para o Egito; 3 ) a perda do Menino no templo, em Jerusalém; 4) o encontro com Jesus a caminho do Calvário; 5 ) a morte de Jesus na Cruz; 6 ) a lança no coração e a descida de Jesus da Cruz; 7 ) o sepultamento de Jesus e a solidão de Nossa Senhora.









ORAÇÃO :


Minha Mãe dolorosíssima, não vos deixo sozinha a chorar, mas quero vos acompanhar também com as minhas lagrimas! Esta graças vos peço hoje : alcançai-me uma compreensão sempre maior da paixão de Jesus e vossa, para que em todos os dias de minha vida eu possa ser solidário com as pessoas que sofrem, vendo nelas vossas dores e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança e o céu, onde espero cantar a misericórdia infinita do Pai por toda a eternidade. Amém.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!



(  FONTE : FACES DE MARIA, EDIÇÕES KOLBE )





Nenhum comentário:

Postar um comentário