quinta-feira, 24 de março de 2016

                                                    A INSTITUIÇÃO DO PAPADO






Partindo de Betsaida, onde havia curado um cego ( CF. MC 8, 22- 26 ), Nosso Senhor Se dirigiu com os discípulos a Cesareia de Filipe, onde proferiu a célebre frase, dirigida a São Pedro, que é considerada a instituição do papado : ¨ Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vence-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus : tudo o que tu ligares na Terra será ligado nos Céus; tudo o que tu desligares na Terra será desligado nos Céus ¨ ( MT 16, 18 - 19 ).
No aramaico não há distinção de gênero entre os substantivos Pedro e pedra, sendo ambos expressos por uma única palavra - Kefa ¨. Ou seja, Jesus disse que Ele iria edificar a Igreja sobre esta Kefa ¨ - pedra - que é Pedro.
Com tais palavras Cristo dá a Pedro o poder divino, absoluto e inabalável, de sustentar a Santa Igreja.
Hoje, transcorridos mais de dois mil anos, passou ela por grandes, procelas e convulsões, mas continua de pé e, aconteça o que acontecer, permanecerá firme até o fim do mundo. A Igreja não corre risco de que seu poder seja usurpado pelas hostes infernais, porque está alicerçada nesta promessa. A morte nunca a atingirá! E isto não quer dizer que a Igreja sobreviverá ás vicissitudes numa constante agonia. Pelo contrário, ela  sempre esteve e estará jovem em todas as eras históricas, quer durante as perseguições romanas, com milhares de mártires subindo ao Céu, do Coliseu ou do Circo Máximo; quer nos esplendores da Idade Média; com o florescer glorioso das catedrais góticas, iluminadas pela policromia dos vitrais e animadas pelo som majestoso do órgão; e inclusive em nossos dias, em que a humanidade jaz num relativismo e materialismo sem precedentes.








A INFALIBILIDADE E O PODER DAS CHAVES


Nesta ocasião Nosso Senhor oferece também a Pedro a garantia da infalibilidade, ao declarar que suas decisões na Terra serão ratificadas no Céu. Ele será assistido pelo Espirito Santo para ensinar a verdade, o que torna impossível á Igreja desviar-se, seguindo falsas doutrinas.
O Papado tem sido uma das instituições mais combatidas ao longo da História, o ponto no qual se concentra o ódio do demônio e das forças do mal e, ao mesmo tempo, o fator de estabilidade do Corpo Místico de Cristo, único organismo a gozar deste privilégio.
Dir-se-ia ser um perigo depositar tal tesouro nas mãos de um homem... Sim, caso não fosse Deus o Doador! Quem o entrega a São Pedro é o próprio Nosso  Senhor Jesus Cristo e, na realidade, é Ele quem governa a Igreja. Se nela houve abusos e desvios ao longo da História, foram por Ele permitidos para provar que, ainda que o elemento humano esteja presente, sempre prevalecerá o elemento divino.



( FONTE : RESUMO DO ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO, NÚMERO 152 )










                                                                (  TU ÉS PEDRO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário