MENINO JESUS DE PRAGA
HISTÓRIA DA DEVOÇÃO
A devoção ao Menino Jesus é tão velha quanto o cristianismo mesmo. A sua tendencia é colocar o grande mistério do nascimento do Nosso Senhor tão vivo diante de nós.
A especial devoção para com o Menino Divino originou-se com os carmelitas na cidade de Praga, Bohemia, no início do século XVII. A princesa Polyxenia do Lobkowitz recebeu de sua mãe como presente de casamento uma estátua do Divino Menino ( Jesus ) preciosamente trazida da Espanha. Após a morte de seu marido, a princesa dedicou-se á obra de caridade e foi particularmente útil para os carmelitas de Praga. Quando, em 428, a comunidade carmelita foi reduzida á pobreza pela calamidade da guerra, a princesa deu a sua preciosa estátua para os carmelitas dizendo : ¨ Eu dou a vocês o que para mim tem uma grande importância neste mundo. Honrem e respeitem o Menino Jesus e vocês nunca ficarão carentes de nada. ¨
A sua dádiva foi no oratório carmelitano. A palavra da princesa tornou-se profética, uma vez que, enquanto os carmelitas perseveraram em suas devoções ao Divino Menino ( Jesus ) de Praga, tudo prosperou com eles.
Depois, os carmelitas foram forçados a fugirem da cidade e, nas confusões da guerra, foram incapazes de fugirem com sua estátua milagrosa. Os invasores encontraram-na e a jogaram num monte de lixo. Em 1635, a paz retornou a Praga, e os carmelitas também retornaram. Um deles, o Pe.Cyril, que anteriormente tinha recebido grandes favores pela sua devoção ao Menino de Praga, procurou pela estátua e a encontrou no meio de lixos. Tomado pela alegria, depositou-a de novo no oratório. Como Pe. Cyril um dia estava rezando piedosamente diante da estátua, escutou uma voz que dizia : ¨ Tenha misericórdia comigo, eu terei misericórdia contigo. Devolve para mim a minha mão e Eu te darei a paz. Quanto mais me honra, mais benção e graça Eu te darei. ¨
Maravilhoso com estas palavras, o Pe. Cyril examinou a estátua e, após ter tirado os mantos que o cobriam, ele descobriu que ambas as mãos da estátua pela generosidade de um devoto ao Divino Menino. Mais uma vez, a paz retornou e tem sido praticada a devoção pelos carmelitas, porque através da sua Mãe Maria, este Divino Menino veio ao mundo.
Santa Teresa, a pequena flor, foi também uma fervorosa veneradora do Menino Jesus de Praga.
( FONTE : A PROCURA DE DEUS, ORAÇÕES COM AS INDULGENCIAS )
Nenhum comentário:
Postar um comentário