terça-feira, 3 de maio de 2016

                                       INFLUENCIA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA NO
                                                     PONTIFICADO DE FRANCISCO







O Papa Francisco é jesuíta, isto é, da Congregação fundada por Santo Inácio de Loyola, a maior Ordem Religiosa da Igreja em número de religiosos consagrados.
Obviamente, o Papa Francisco herdou toda a formação jesuítica, que é bastante severa e profunda. Além dos três votos religiosos - pobreza, obediência e castidade - Santo Inácio acrescentou para seus filhos um quarto voto, que é a ¨ obediência incondicional ao Papa ¨ : ¨ obedecer como um defunto ¨ isto é, nunca desobedecer. Santo Inácio queria seus filhos a total disposição do Papa para qualquer que fosse a missão dada a eles pelo pontífice. Com isto, os jesuítas prestaram grandes grandes serviços a Igreja e aos Papas, e não fizeram um Papa até Francisco.
Pela enorme capacitação intelectual e cientifica, bem como o zelo pela Igreja e pela salvação das almas, os jesuítas foram muito perseguidos, chegando até a ver a Ordem extinta por cerca de quarenta anos. De modo especial, e que muito prejudicou a evangelização do Brasil, foi quando Marques de Ponbal , ministro português, os expulsou de Portugal e do Brasil, bem como dos demais países da América do Sul. Isso muito atrapalhou a nossa evangelização.

  
Este zelo apostólico dos jesuítas, podemos notar no Papa Francisco. De modo especial ficou claro, quando ele esteve aqui no Brasil, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Também, na sua encíclica ¨ Evangelho da Alegria ¨, e nas suas viagens missionárias, ele mostra abundantemente sua  preocupação com a evangelização.
Por outro lado, Santo Inácio, o Papa Francisco é extremamente simples, dedicado ao apostolado e inserido em todos os problemas do seu tempo como sempre foram os jesuítas de todos os tempos.
Os jesuítas deram á Igreja inúmeros santos evangelizadores, como, por exemplo, o grande São Francisco Xavier, patrono dos missionários, ele que evangelizou no Japão e na China.



Santo Inácio, como militar que foi, capitão do exército espanhol do seu tempo, impôs á ordem, que chamou de ¨ Companhia de Jesus ¨, uma severa disciplina e zelo apostólico que, sem dúvida, o Papa Francisco herdou.
Sem isso ele não chegaria a cardeal da Santa Igreja e muito menos a Papa. Pela sua idade avançada e sua disposição física, nota-se que mantém uma boa disciplina de vida.
Mas não podemos esquecer que o Papa escolheu o nome Francisco espelhando-se em São Francisco de Assis. Isso mostra sua grande preocupação com a pobreza evangélica, a simplicidade e o amor a todos os homens. Com isto, o Papa Francisco faz uma bela união da disciplina e zelo apostólico de Santo Inácio, com a bondade, mansidão de caridade de São Francisco, algo que não faltava também em Santo Inácio.



( FONTE : ARTIGO DO PROFESSOR FELIPE AQUINO - COMUNIDADE CANÇÃO NOVA NA REVISTA CANÇÃO NOVA. )


                                             ORAÇÃO A SANTO INÁCIO DE LOYOLA 



Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade
e a minha memória também.
Ó meu entendimento e toda a minha vontade,
tudo o que tenho e possuo vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes com gratidão Vos devolvo.
Disponde deles, Senhor, segundo a Vossa vontade.
Daí-me somente o Vosso amor, Vossa graça.
Isto me basta, nada mais quero pedir.






                           SANTO INÁCIO DE LOYOLA, ROGAI A DEUS POR NÓS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário