SANTA GERTRUDES DE HELFTA
ARAUTO DO AMOR DIVINO
( PARTE 2 )
CORAÇÃO INOCENTÍSSIMO, INTELIGENCIA BRILHANTE
De fato, fora favorecida por Deus com uma inteligencia brilhante e com muitos dons naturais, e em sua juventude demonstrava verdadeiro entusiasmo pelos estudos, adquirindo uma sólida cultura universal. Estudou latim, filosofia e teologia, e se comprazia com a leitura de autores clássicos, como Virgílio, Cícero e Aristóteles.
A música também a encantava.
Destacava-se pela bela voz e recebeu o encargo de segunda cantora nos atos comunitários do mosteiro.
A Liturgia das Horas canônicas e o cerimonial a atraíam sobremaneira,
e muito contribuíram para seu contínuo crescimento espiritual. " Na Sagrada Liturgia seu espirito encontrava sustento para altas místicas, e ao se deparar com algum versículo, antífona, responsório, canto ou ação ritual, se elevava e se unia a Deus com um amor ardente.¨
Gertrudes era afável, simpática, comunicativa e possuía um temperamento muito vivo. Sua pureza reluzia na forma de ser e nunca sequer fixou a fisionomia de um varão, mantendo intacta não só a virgindade do corpo, mas sobretudo a de coração, conservando-se inocentíssima. Exímia no cumprimento da regra, era dócil, obediente e prestativa em todos as funções da vida comunitária, edificando quem com ela se relacionasse.
( FONTE : ARTIGO DA IRMÃ JULIANE VASCONCELOS ALMEIDA CAMPOS, EP DA REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO. )
Nenhum comentário:
Postar um comentário