SANTO ELIAS - PROFETA
( PARTE 1 )
Presente na transfiguração de Jesus Cristo, reatador da aliança de Deus com o povo hebreu, adversário e destruidor do culto pagão de Baal, primeiro devoto de Nossa Senhora, o profeta Elias foi arrebatado vivo num carro de fogo. Onde se encontra? voltará? quando? Eis questões candentes a respeito de um dos mais extraordinários personagens da história.
VOLTA ANUNCIADA POR NOSSO SENHOR
" E ele, respondendo, disse-lhes : Elias certamente há de vir [ antes de minha segunda vinda ], e restabelecerá todas as coisas¨ ( MT 17, 11).
São palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo a Pedro, João e Tiago, logo após o episódio da transfiguração. Se aos profetas no Antigo Testamento coube a honra e a glória de anunciar a vinda do Salvador, Santo Elias teve o privilégio de ser anunciado pelo próprio Messias.
Quando desciam o Monte Tabor, o Mestre proibiu aos três apóstolos de contar fatos ocorridos lá no cimo, até sua ressurreição. Pelo caminho, vinham os discípulos conversando entre si a respeito do sentido da grandiosa cena á qual haviam assistido. Como todo judeu piedoso, acreditavam na necessidade de Elias preceder o Messias. E agora ele aparecera na transfiguração de Jesus! Seria o começo? Um deles não se conteve e perguntou ao Mestre : " Por que dizem os escribas que Elias ainda ha de vir?¨
E Jesus retorquiu com as palavras reproduzidos no inicio do presente tópico, confirmando a profecia sobre o retorno de Elias para restabelecer a ordem. Quando? Antes de examinar tal questão, vejamos quem foi esse varão tão grandioso.
GLÁDIO E FOGO
Seu nome, que significa " o Senhor é meu Deus ¨, aparece de forma abrupta na História do Reino de Israel, e já com um brilho prodigioso : " Suas palavras queimavam como uma rocha ardente. Elias, o profeta, levantou-se logo como um fogo ( ECLE 48, 1 - 10 ).
Sabe-se que ele nasceu em torno do ano 900 a.C. em Tesba de Galaad, junto á fronteira do país dos Amonitas ( atual Jordânia ). " Quando Elias estava para nascer, seu pai Sabacha viu-o saudado por alvos anjos, envolvido por faixas de fogo e alimentado com chamas. Tendo ido a Jerusalém, relatou [ no templo ] a visão, e o oráculo lhe disse que não temesse, pois aquele que ia nascer habitaria na luz, suas palavras seriam sentença segura e julgaria Israel com Gládio e Fogo¨ ( Doroteu, Santos Epifânio e Metafrates, apud Cornélio a Lápide, comentários ao Livro 1 Reis, Capitulo 17)
Sua vida foi repleta de aspectos extraordinários, Numerosos autores lhe atribuem a virgindade perpétua, embora esse virtude fosse rara em seu tempo. O famoso exegeta cornélio a lápide lhe confere, logo, no ínicio de seus comentários, a santidade, austeridade e inocência de vida. Mostra, depois, como o profeta se tornou o fundador da Vida Monástica eremítica, ao retirar-se para o Monte Carmelo, onde se dedicou á contemplação, reunindo Eliseu e vários discípulos.
( FONTE : ARTIGO DO MONSENHOR JOÃO SCOGNAMIGLIO CLÁ DIAS, EP FUNDADOR DOS ARAUTOS DO EVANGELHO, DO SITE : WWW. ARAUTOS.ORG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário