SÃO JOÃO EUDES
( PARTE 5 )
AURORA DA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Nesse contexto de fecunda atividade pastoral, verificou São João Eudes os estragos feitos pela heresia jansenista, então em plena expansão. Os adeptos desta decorrente nefasta, que fingiam possuir uma elevada espiritualidade, levavam as pessoas a duvidar da misericórdia de Deus, na errada crença de estarem excluídos do número dos eleitos. Assim, incontáveis católicos abandonavam a prática da Fé, por desespero da salvação.
Firmemente convencido do contrário, logo se pôs ele a campo para reverter este quadro. Sua atuação missionária tinha o claro propósito de aproximar do amor divino as almas arrependidas e infundir-lhes a certeza de nunca serem abandonadas por Deus, mesmo carregadas de graves culpas. Fiel a um chamado interior que o movia a pregar esta bondade, o santo sacerdote não tardou em relacionar a caridade infinita de Cristo com o seu Coração humano-divino, órgão no qual habita toda a plenitude da divindade.
Com efeito, " São João Eudes é o primeiro teólogo que tratou do objetivo próprio da devoção ao Coração de Jesus ¨, afirma Lebrun. Transbordante do entusiasmo, proclama o Santo : " O Coração augusto de Jesus é uma Fornalha de Amor que espalha seu fogo e suas chamas por todos os lados, no Céu, na Terra e em todo o universo. [...] Todas as criaturas existentes na Terra, mesmo as insensíveis,
E para fixar na mente dos fiéis esta doutrina, ele compôs uma Missa e Ofício em honra ao Sagrado Coração de Jesus, cujos textos atestam até hoje a unção, a piedade e a pureza de doutrina de seu autor.
Graças a São João Eudes, o Divino Coração foi honrado oficialmente pela primeira vez na História da Igreja, o que lhe valeu o título de " autor do culto litúrgico aos Sagrados Corações de Jesus e Maria¨, outorgado por Leão XIII, e o de " pai , doutor e apóstolo¨ deste mesmo culto, conferido por São Pio X ao beatificá-lo. Quando as revelações a Santa Margarida Maria Alacoque ocorreram em Paray-le-Monial, no ano de 1.675, havia já um povo preparado para corresponder ao seu apelo de amor.
( FONTE : ARTIGO DA IRMÃ CARMELA WERNER FERREIRA, EP DA REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário