SÃO JOÃO EUDES
( PARTE 7 FINAL )
DUAS NOVAS CONGREGAÇÕES PARA A IGREJA
Seus 78 anos de vida foram uma constante lição de perseverança, sem esmorecer na luta contra os inimigos da Igreja ávidos de arrebatar as ovelhas do redil de Cristo; uma doação de si até o último alento, pelo bem das almas. Sinal de ser esta entrega uma oferenda grata a Deus foi a missão realizada na idade de 70 anos, na qual gozou de energias sobre-humanas : " Deus me deu tanta força nesta missão, que eu preguei quase todos os dias, durante doze semanas, a uma enorme assembleia reunida na catedral, com o mesmo vigor que possuía na idade de 30 anos. É por isto que tomei a resolução de empregar neste trabalho o resto de minha vida.¨
O maior de todos os embates foi sua saída do Oratório - ao qual estava ligado por laços de profunda afeição -, a fim de fundar duas novas famílias religiosas para a Santa Igreja : a Congregação de Jesus e Mari, em 1.643, voltada á formação do clero e a perpetuar as missões paroquiais; e o Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, em 1651, destinado a socorrer mulheres em situação de risco.
Deus lhe havia reservado também está coroa: estabelecer uma descendência espiritual empenhada em glorificá-lo segundo o carisma que norteou sua existência. Hoje, decorridos mais de três séculos da morte de São João Eudes, seus filhos e filhas fazem ecoar, através de meritórias obras de evangelização ao redor do mundo, um brado que ele repetia a todo instante e que resume o ideal que animou este gigante da Fé : " Viva Jesus e Maria! ¨.
( FONTE : ARTIGO DA IRMÃ CARMELA WERNER FERREIRA, EP DA REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO. )
SÃO JOÃO EUDES, APÓSTOLO DOS SAGRADOS CORAÇÕES DE JESUS E MARIA, ROGAI A DEUS POR NÓS, E NOS CONCEDA A GRAÇA DE PERSEVERANÇA COTIDIANA NA SANTA VONTADE DE DEUS, PRINCIPALMENTE QUANDO TUDO FOR MUITO DIFÍCIL!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário