SANTO ELIAS - PROFETA
( PARTE 6 - FINAL )
Arrebatado em corpo e alma num carro de fogo, Elias ainda não morreu, segundo uma consagrada tradição na Igreja Católica. Onde se encontra agora? Não se sabe. A Sagrada Escritura, na versão dos Setenta, diz ter sido ele arrebatado " quasi in coelum ¨ ( " quase aocéu ¨ ). E esta é, comumente, a opinião dos Santos Padres e Doutores. Para alguns deles, Elias foi levado ao Paraíso Terrestre, o lugar de onde haviam sido expulsos Adão e Eva, após cometerem o Pecado Original.
Para outros, foi conduzido para uma região ignorada da terra. Entre os da primeira opinião estão Santo Irineu, Tertuliano, Santo Isidoro e São Tomás de Aquino, e entre defensores da segunda, São Gregório Magno.
Teodoreto manifesta indecisão, por achar insuficientes os dados da Escritura, como pensam também São João Crisóstomo e Santo Agostinho.
Voltará Elias, e quando? A tradição judaica, no Antigo Testamento, bem como a cristã, acreditam em seu retorno. E esta crença é corroborada por várias passagens da Bíblia.
O já citado livro do eclesiástico é taxativo a esse respeito. Referindo-se ao profeta, exclama: " Tu, que foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos ardentes. Tu, que foste escolhido pelos decretos dos tempos para amenizar a cólera do Senhor, para reconciliar o coração dos pais com os filhos, e para restabelecer as tribos de Jacó¨ ( ECLO 48, 9 - 10 ).
E através do profeta Malaquias, Deus repete essa predição: " Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não mais ferirei de interdito a terra ¨
( MI 3, 23 - 24 ).
De tal modo a idéia da volta de Elias estava fixa na mente dos judeus, que tomaram Jesus por ele ( MT 16, 14; LC 9, 8), e pensaram o mesmo de São João Batista ( JO 1, 21 ). Este último negou que o fosse, embora tivesse vindo " no espirito e no poder de Elias, reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes á sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto¨ ( LC 1, 17).
Acima de tudo, são decisivas as já citadas palavras de nosso divino Salvador: " E ele, respondendo, disse-lhes: Elias certamente há de vir ( antes de minha segunda vinda), e restabelecerá todas as coisas ¨ ( MT 17, 11).
Assim, antes da primeira vinda do Messias ao mundo, São João Batista foi enviado como precursor.
Antes da segunda vinda, próxima do grande e terrível julgamento final, Elias deverá retornar. Ele, o príncipe dos profetas e figura de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda não terminou sua missão : há quase três milênios aguarda a chegada do fim dos tempos.
( FONTE : ARTIGO DO MONSENHOR JOÃO SCONAMIGLIO CLÁ DIAS, EP FUNDADOR DOS ARAUTOS DO EVANGELHO, DO SITE WWW.ARAUTOS.ORG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário