SANTO ELIAS - PROFETA
( PARTE 3 )
EXTERMÍNIO DO CULTO DE BAAL
Mas a fome tornava-se extrema em Israel. Acab, aflito por não encontrar Elias, saiu pelos áridos campos á procura de fontes e ervas.
Enquanto o rei percorria em vão o país, vieram avisá-lo da aproximação de Elias. Acab foi ao seu encontro, e tão logo viu o homem de Deus, disse-lhe :
" Eis-te aqui, o perturbador de Israel, ¨ respondeu Elias, " mas tu, sim, e a casa de teu pai, porque abandonastes os preceitos do Senhor, e tu seguiste aos Baals. Convoca, pois, á montanha do Carmelo, junto de mim, todo o Israel com os 450 profetas de Baal e os 400 profetas dee Asserá, que comem á mesa de Jezabel ¨ ( 1 Reis 18, 17 - 19).
Quando os convocados se reuniram no monte Carmelo, Elias, aproximando-se do povo, dirigiu-se a todos, dizendo : " Até quando claudicareis dos dois pés? Se o Senhor é Deus, segui-O, mas se é Baal, segui a Baal! ( 1 Reis 18, 21 ). A bela imagem expressa o comportamento dos israelitas, de dobrar os joelhos diante de Deus, e outro diante de Baal.
Deus sabe escolher o cenário para conferir valor e premiar o zelo dos varões de sua destra, pois o monte Carmelo era o lugar ideal para o grandioso episódio tão maravilhosamente narrado pela Escritura. Ergue-se alto, bem junto ao mar, na fronteira entre a Samaria e a Galileia, a 32 quilômetros de Nazaré, Hoje em dia, pelas suas encostas, avança a cidade de Haifa.
E Elias tornou a dizer ao povo :
" Eu sou o único dos profetas do Senhor que fiquei; mas os profetas de Baal chegam a 450 homens. De-se-nos, portanto, um par de novilho; eles escolherão um, fã-lo-ão em pedaços, e o colocarão sobre a lenha, sem meter fogo por baixo. Depois disso, invocareis o nome do Senhor. Aquele que responder pelo fogo, esse será reconhecido como o ( verdadeiro ) Deus.¨ Todo o povo respondeu: " É uma boa proposta ¨ ( 1 Reais 18, 22 - 24 ).
O homem de Deus, varão da confiança total no Senhor, estava preparando os elementos para desmascarar, de modo espetacular, diante de todo o povo, a fraudulenta religião pagã. Com sua maneira de ser categórica e ao mesmo diplomática, convidou os " profetas ¨ do falso deus a começarem invocando Baal, " porque sois em maior número.¨ Eles despedaçaram o novilho, colocaram-no sobre o altar, e deram inicio ás suas cerimonias impetratórias :
" Puseram-se a invocar o nome de Baal, desde manhã até o meio-dia, gritando : ' Baal, responde-nos!'
Mas não houve voz, nem resposta. E dançavam ao redor do altar que tinham levantado. Sendo já meio-dia, Elias escarnecia-os, dizendo : ' Gritai com mais força, pois ( seguramente ) ele é deus; mas estará entretido com alguma conversar ou ocupado, ou em viagem, ou estará dormindo... e isso o acordará'. Eles gritavam, com efeito, em alta voz, e retalhavam-se segundo o seu costume, com canivetes e lancetas, até se cobrirem de sangue ¨
( 1 Reis 18, 26 - 28).
DEUS ATENDE AOS ROGOS DE ELIAS
Esgotou-se o prazo para os 450 " profetas ¨ de Baal; era hora de Elias clamar com confiança a ação do Deus de Israel : " Elias disse ao povo :
' Aproximai-vos de mim', e todos se aproximaram.¨ Reinava, decerto, um silencio pleno de expectativa, com todos os olhos cravados na figura daquele homem de fogo : " Elias reparou o altar demolido do Senhor.
Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de jacó, a quem o Senhor dissera : Tu te chamarás Israel. E eregiu com essas pedras um altar ao Senhor. Fez em volta do mar uma valeta, com a capacidade de duas medidas de semente. Dispôs a lenha, e colocou sobre ela o boi feito em pedaços. E disse : ' Enchei quatro talhas de água e derramai-a em cima do holocausto e da lenha'. Depois disse : ' Fazei isto pela segunda vez'. Tendo-o eles feito, disse ; ' Ainda uma terceira vez'. Eles obedeceram. A água correu em volta do altar e a valeta ficou cheia. Chegou a hora da oblação. O profeta Elias adiantou-se e disse : ' Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, que eu sou vosso servo, e por vossa ordem fiz todas estas coisas.
Ouvi-me, Senhor, ouvi-me, para que este povo reconheça que vós, Senhor, sois Deus, e que vós sois que converteis os corações'¨.
E Deus atende com abundancia a oração confiante do servo fiel :
" Então, subitamente, o fogo do Senhor baixou do céu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a poeira e até mesmo a água da valeta.
Vendo isso, o povo prostrou-se com o rosto por terra, e exclamou : ' O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! Elias disse-lhes : " Tomai agora os profetas de Baal; não deixeis escapar um só deles!' Tendo-os o povo agarrado, Elias levou-os ao vale de Cison e ali os matou¨ ( 1 Reis 18, 30 - 40 ).
( FONTE : ARTIGO DO MONSENHOR JOÃO SCOGNAMIGLIO CLÁ DIAS, EP FUNDADOR DOS ARAUTOS DO EVANGELHO, DO SITE WWW.ARAUTOS.ORG ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário