segunda-feira, 12 de junho de 2017

                                                   JÁ PENSOU NA VOCAÇÃO ?
 



Ás vezes uma simples pergunta pode mudar a vida de muitos jovens. Já pensou na vocação? Essa pergunta pode chegar ao coração juvenil e provocar projetos de vida ousados.
Quando temos a liberdade de questionar os jovens para que eles respondam a si mesmos pelo sentido da vida, estamos prestando um serviço á Igreja, que tem a missão de ajudar a juventude a encontrar o seu lugar no mundo.
Sabemos que as vocações são frutos do Coração de Deus. É o Senhor que sempre toma a iniciativa de chamar e, com liberdade, o ser humano vem responder-lhe. Nesse sentido, precisamos ser mediadores de Deus tanto na provocação vocacional como no acompanhamento dos jovens que acolhem o chamado.







O acompanhamento vocacional cuidadoso faz-se necessário, pois aqueles que generosamente respondem ao apelo divino necessitam de animo, apoio e cuidado para perseverar na caminhada. Fazemos imenso bem aos jovens quando os ajudamos a pensar, acolher e perseverar com esperança respondendo ao chamado de Deus.
Jesus é o grande provocador vocacional que nos inspira também a ousar e a nos interpelar. Quando encontrou Zaqueu, olhou para o coração daquele homem e sentiu o desejo de mudança de vida. O olhar provocativo de Jesus deveria ser nosso olhar para a juventude, enxergar nos jovens desejos de mudança. A provocação de Jesus " desça depressa que quero ficar em sua casa " ( LC 19, 1-10 ) ecoa no coração de Zaqueu como convite para redirecionar a vida. Em outra passagem, Jesus encontra Bartimeu que estava na escuridão e desejava a luz ( MC 10, 46-52 ). O encontro cria espaço para esse cego expressar seu desejo fundamental, que era voltar a enxergar. A vocação é fundamento para a vida na luz, realizada em Deus. Diante do chamado, não adianta fugir, esconder-se ou fingir que não escuta nem sente o coração arder. Enquanto não voltarmos para o projeto de vida em Deus, estaremos infelizes, inquietos e na escuridão.
Toda comunidade cristã é promotora, provocadora de vocações, pois ela é espaço de oração e comprometimento com os empobrecidos. Somente uma vida de oração e sensibilizada com os pobres é sinal de vocação e tem sustentabilidade na caminhada. Como membro da comunidade cristã, voce já perguntou seriamente a um jovem, a seu filho ou sua filha, neto ou neta, se já pensou na vocação? Todos nós somos animadores  vocacionais para com aqueles que estão a nossa volta.
Perguntar não custa nada, vamos lá! já pensou na vocação?

(  FONTE : REVISTA MENSAGEIRO DO CORAÇÃO DE JESUS, ARTIGO DO PADRE JONAS ELIAS CAPRINI, SJ ).




Nenhum comentário:

Postar um comentário