quarta-feira, 23 de agosto de 2017

                                                       VOCAÇÃO MATRIMONIAL


                                                              VOCAÇÃO FAMÍLIA

Ser casal é demonstrar todo o fascínio e também toda dificuldade, ligados á realidade da soma que o casal resulta : um + um = a três. Ou seja, ao mesmo tempo, na sua dinâmica, duas individualidades e uma conjugalidade. Como ser um sendo dois ? Como ser dois sendo um ?
Seja pela velocidade das informações, do avanço da tecnologia e da pressão advinha da modernização, algo é invariável : pessoas sempre serão pessoas, com suas individualidades e características próprias.
Neste cenário, algo que se torna latente é a capacitante com que desejamos que nossas relações sejam " fast", " rápidas ". E NESSA CORRIDA, POUCO PARAMOS PARA PENSAR, MUITO MENOS PARA AVALIAR O OUTRO NUM RELACIONAMENTO. Já reparou como é muito mais fácil desistir da pessoa e partir para outra do que parar, refletir, conversar, buscar uma nova forma de ser ? É é isso mesmo... parece que vamos " trocando de casal " assim como trocamos de carro ou computador. Mas, onde ficam os valores pertencentes á família ?
O grande erro é pensar que um relacionamento sobrevive de paixão, e isso é uma ilusão.
Existem casamentos que ocorrem rapidamente, como no tal "amor á primeira vista". Particularmente, ainda sou favorável a um processo de conhecer, aproximar-se, vivenciar as famílias um do outro.
Conhecer o outro é conhecer também sua história : a educação recebida, a trajetória espiritual e humana, alguns ou situações que possam condicionar seu futuro, experiencias positivas e negativas que sejam contribuintes ou não no processo de formação ( afinal de contas, eu não caso apenas  com a pessoa, mas viverei também a influencia familiar advinha com ela ).
Lembrem-se do quanto é valioso pensar naquilo que aceitamos com relação ás diferenças um do outro.
Alguns casais vivem diferenças nas crenças, mas conseguem administrá-las de forma muito tranquila.
Outros, por sua vez, nem sequer conseguem se imaginar casando numa religião diferente da sua. Mas e as divergências ? Claro que elas sempre existirão em nossas vidas, mas o diferencial é a forma como as trataremos. Muitos casais encontram alegria quando tudo vai bem financeiramente ; mas, na primeira dificuldade, iniciam-se os problemas, ou seja, de nada adiantou. Devemos ter clareza de que as pessoas não mudam com facilidade; quanto mais idade nós temos, tanto mais fixados interiormente estarão nossos conteúdos pessoais, nossas crenças, e com isso, mais dificuldade teremos para deixar um vício, fazer algo diferente, ver as coisas de outra forma.



Vivenciar um casamento dos pais que tenha sido conturbado não quer dizer que viveremos assim nossa vida pessoal de casados; muitas vezes temos este padrão errado de pensar ou negamos a possibilidade do casamento motivados por essa questão. O mais importante nestes casos é discernir que eu não sou meu pai nem minha mãe e que posso construir uma história diferente daquela construída por eles.
Namorar, o início e a base de tudo : a fase do namoro é um dos passos mais importantes para a continuidade ou não de um relacionamento. É claro que não afirmo aqui com isso que namorar é garantia de um casamento eterno, mas, certamente, o processo de conhecimento do casal. Os tempos de cada fase de conhecimento existem. Portanto, tudo aquilo que é relâmpago pode apenas prejudicar as pessoas.



Quero dizer que casamento é VOCAÇÃO, dedicação mútua, é um ato de amor e tudo aquilo que a palavra " amor " engloba. Portanto, perceba se você que deseja se casar está aberto a todas as faces que o casamento requer de uma pessoa. Assim como uma vocação profissional, a vocação pelo estado de vida, seja ele o MATRIMONIO, o celibato, a vida religiosa em suas várias dimensões, deve ser pautados nos valores que aquele modelo de vida possui e não apenas nos ideais ou sonhos que eu plantei em minha forma de ver o mundo. A partir da realidade com o cenário das aspirações pessoais de cada um é  possível aproximar-se de uma forma mais realista do rumo que desejo para minha vida.
Que na busca pela vocação do ser família possamos vivenciar a família que promove a saúde e o crescimento emocional saudável dos seus membros, que possamos viver alegrias e dificuldades com sabedoria e maturidade favorecendo uma sociedade também mais saudável.



                           ( FONTE : HTTPS:\\FORMACAO.CANCAONOVA.COM )














Nenhum comentário:

Postar um comentário