PREPARANDO O POVO PARA A MISSA
PRIMEIRA PARTE
A IMPORTANCIA DA ASSEMBLÉIA NA CELEBRAÇÃO :
ALÉM DA DISPOSIÇÃO GERAL DO AMBIENTE PARA A MISSA, PRECISAMOS CUIDAR TAMBÉM , E COM MAIOR RAZÃO AINDA , DAS PESSOAS QUE SE REÚNEM E QUE ATUARÃO NA CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA.
A ASSEMBLÉIA CELEBRANTE :
O PRIMEIRO E PRINCIPAL AGENTE A SER LEVADO EM CONTA É A PRÓPRIA ASSEMBLÉIA DOS FIÉIS. A SUA PREPARAÇÃO DEVE INICIAR-SE COM UMA CORRETA CATEQUESE BÍBLICA E LITÚRGICA, AINDA ANTES DA CELEBRAÇÃO , SEMPRE EM VISTA DE UMA MELHOR PARTICIPAÇÃO . ALÉM DESSA INICIAÇÃO AMPLA , QUE DEVE SER MINISTRADA AOS CRISTÃOS NUM PERÍODO BEM ANTERIOR Á REUNIÃO DA ASSEMBLÉIA , SE FAZ MISTER PREPARÁ-LAS CONTINUAMENTE PELA MISTAGOGIA, BEM COMO HABILITAR OS VÁRIOS MINISTROS QUE , POSTOS Á FRENTE DAS ASSEMBLÉIAS , ESTÃO ESPECIALMENTE ENCARREGADOS DE COORDENÁ-LAS , GUIÁ-LAS E SERVI-LAS.
QUANDO O POVO QUE PARTICIPA DA MISSA É BEM PREPARADO PARA A CELEBRAÇÃO E BEM FORMADO NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS QUE AÍ É PROCLAMADA E CELEBRADA, A ASSEMBLÉIA DOS FIÉIS GANHA UMA FORÇA IMENSA E A EUCARISTIA CONSEGUE PRODUZIR TODOS OS SEUS FRUTOS NO MEIO DA COMUNIDADE CRISTÃ. TODAVIA , TODA A RIQUEZA QUE A ÚLTIMA REFORMA LITÚRGICA DO CONCÍLIO VATICANO II, POR FORÇA DO ESPÍRITO DO SENHOR , PROPORCIONOU AOS CRISTÃOS PARA NADA ADIANTARÁ SE A COMUNIDADE NÃO FOR FORMADA E PREPARADA PELOS SEUS PASTORES E AGENTES PARA RECEBE-LA, CONFORME NOS RECORDA A CONSTITUIÇÃO SOBRE A SAGRADA LITURGIA, SACROSANTUM CONCILIUM , EM VÁRIOS DE SEUS ARTIGOS ( CF. NN. 11, 14, 18, 19, ENTRE OUTROS ) . POR ISSO, A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO POVO CELEBRANTE DEVE SER A PRIMEIRA E PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DOS BISPOS , SACERDOTES E DIÁCONOS E DE TODOS OS QUE COORDENAM E DIRIGEM A IGREJA. A FORMAÇÃO LITURGICA DO POVO, A SER CONTINUAMENTE REALIZADA POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS , É , POIS , DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA PARA OS DESTINOS DA PRÓPRIA IGREJA
EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE PARA A LITURGIA :
EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE DE TODOS EM VISTA DA LITURGIA , EIS A PRIMEIRA A SÉRIA TAREFA A SER URGENTEMENTE PROMOVIDA NAS COMUNIDADES LOCAIS , ESPECIALMENTE PELA EQUIPE LITURGICA . A EVANGELIZAÇÃO E A CATEQUESE DEVEM ESTAR NA BASE DE QUALQUER VERDADEIRA VIDA CRISTÃ. EMBORA SEJA VERDADE QUE ELAS TAMBÉM SÃO OFERECIDAS DURANTE A CELEBRAÇÃO , A LITURGIA NÃO SE DESTINA PRIMEIRAMENTE A ISSO. ASSIM , QUEM SE REÚNE PARA CELEBRAR JÁ DEVERIA TER SIDO ANTERIORMENTE BEM EVANGELIZADO E SUFICIENTEMENTE CATEQUIZADO; DO CONTRÁRIO, DIFICILMENTE COMPREENDERÁ O QUE CELEBRA E POR QUE CELEBRA. GRANDE PARTE DA CHAMADA " CRISE DA LITURGIA " EM NOSSAS ATUAIS COMUNIDADES , QUANDO O POVO NÃO ENTENDE O QUE ESTÁ CELEBRANDO , É PROVOCADA NÃO POR UMA LITURGIA DIFÍCIL , PREDOMINANTEMENTE VERBAL OU EM SI INCOMPREENSÍVEL , MAS PELA FALTA DE EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE DE MUITOS, LEVADOS QUE SÃO Á MISSA SEM TEREM SIDO, COM ANTECIPAÇÃO , CUIDOSA E CONVENIENTEMENTE HABILITADOS PARA TAL. NUNCA É DEMAIS RECORDAR QUE NA IGREJA ANTIGA SOMENTE OS INICIADOS NA FÉ PARTICIPAVAM DA MISSA COMPLETA; OS CATECÚMENOS DELA SE RETIRAVAM APÓS A HOMILIA, PORQUE AINDA ESTAVAM EM PROCESSO DE FORMAÇÃO . SÓ APÓS RECEBEREM OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO É QUE PARTICIPAVAM DA COMPLETAMENTE DA CELEBRAÇÃO. ORA , PARA QUE AS PESSOAS SE APROXIMEM DA LITURGIA FAZ-SE NECESSÁRIO QUE ANTES SEJAM CHAMADOS Á FÉ E Á CONVERSÃO, POIS A LITURGIA NÃO ESGOTA TODA A AÇÃO DA IGREJA, NOS DIRÁ O N° 9 DA SACROSANTUM CONCILIUM .
ESSE MESMO DOCUMENTO, CITANDO A INTUIÇÃO DA CARTA DE PAULO AOS ROMANOS , COMPLETARÁ : " E COMO INVOCARÃO A QUEM NÃO ACREDITARAM ? OU DE QUEM MODO CRERÃO SE NÃO OUVIRAM ? E DE QUE MODO OUVIRÃO , SE NINQUEM LHES PREGOU ? E DE QUE MODO PREGARÃO SE NÃO FORAM ENVIADOS ? ( ROMANOS 10 , 14-15 ) ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário