Quem é o Papa para nós, católicos?
O Papa é o sucessor do apóstolo Pedro, o bispo de Roma, que Jesus constituiu como ¨ perpétuo e visível fundamento da unidade ¨ ( LG, N. 23 ). Como sucessor de Pedro, o Papa conduz a Igreja de Cristo, o Filho do Deus vivo ( CF. MT 16, 16 ). Sua autoridade é expressão do amor, a serviço da unidade. Na expressão de Gregório Magno, ele é o ¨ servo dos servos de Deus ¨.
O Papa é o pastor de toda a Igreja. O Senhor Jesus confiou a Pedro todo o rebanho ( CF. JO 21 ,15-
17 ).
Na cidade de Roma, Pedro desempenhou o seu ministério e foi martirizado. Assim o Papa, com os bispos unidos a ele, conserva o testemunho do martírio de Pedro e também de Paulo, sendo o sinal visível da unidade da Igreja. Sua presença expressa e significa a continuidade da Palavra de Cristo e da doutrina dos apóstolos na Igreja, a segurança da Fé, da esperança e da caridade.
O Papa tem a missão de confirmar toda a Igreja na Fé, continuando a mesma tarefa que Cristo confiou a Pedro: Eu, porém, orei por ti, para que tua Fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos¨. ( LC 22, 32 ). O Papa, com os bispos unidos a ele, tem a missão de conservar a Igreja fiel ao Evangelho e ao testemunho dos apóstolos.
Todo católico, além de conhecer e viver a Palavra de Deus, de dar testemunho da sua Fé em Cristo, de participar da comunidade eclesial, espaço de testemunho, de serviço, de diálogo e de anúncio, ama e respeita o Papa e os bispos como seus legítimos pastores. Ora por eles e obedece ás orientações da Igreja Católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário