terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

                                    SEXUALIDADE  E  AMOR HUMANO ( PARTE 2, FINAL )  
                                                                              

O Matrimonio, ao unir o homem e a mulher numa aliança inseparável de amor e de fidelidade, é a base da família, cuja importância na vida social precisa ser mantida e aprofundada. O amor conjugal não se fecha sobre si, mas se abre para a geração dos filhos.
A Igreja pede aos esposos uma atitude de fecundidade responsável na transmissão da vida. Isto significa não apenas procriar mas, acima de tudo, acolher os filhos e cuidar deles com amor e educá-los na FÉ.
Daí, a exigência do planejamento familiar, conforme as orientações da Igreja, que é sinal de maternidade e de paternidade responsáveis.
A convivência da família católica deve ser marcada pela prática do amor, que tem suas expressões no amor Matrimonial, no afeto paternal e maternal e no amor fraterno; o amor se expressa no diálogo e respeito mútuo, no exercício do perdão e na solidariedade. Seu alimento deve ser a oração, a leitura e escuta atenta da Palavra de Deus e a participação na vida da Igreja.
O autentico amor conjugal tem sua fonte em DEUS, que é amor. O amor que une o casal católico não depende apenas do seu compromisso e dos seus esforços. A graça de Deus está presente de modo eficaz, e não apenas simbólico, na celebração litúrgica e na experiencia do dia-a-dia da família, sustentando o compromisso de amor e fidelidade, em meio aos muitos desafios.
EM SÍNTESE :
O católico é chamado a viver uma ¨ vida nova ¨, no seguimento de Jesus Cristo, seguindo seu exemplo e seus ensinamentos.
A lei moral está sintetizada nos dez Mandamentos, que por sua vez se resumem no ¨ mandamento maior¨ do amor a Deus e ao próximo como Jesus nos ensinou. A vida e o comportamento moral são consequências de nossa FÉ e abrangem a vida pessoal, familiar e social. O católico é chamado a testemunhar no mundo a força da vida em Cristo, colaborando na construção de um mundo novo á imagem do Reino de Deus, á luz da justiça, da fraternidade e da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário