terça-feira, 23 de junho de 2015

                                           E em Jesus Cristo, seu Único Filho, Nosso Senhor
Quando Jesus tinha perto de trinta anos, sai da sua aldeia de Nazaré e vai ao encontro de JOÃO BATISTA, nas margens do Jordão. Depois, leva uma vida de pregador itinerante pelas aldeias e vilas dos arredores do lago de Tiberíades. Proclama o Evangelho de Deus, dizendo: ¨ Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa Nova¨ ( MC 1, 14-15). As pessoas que O encontram percebem imediatamente que Ele não é como os outros. Juntam-se á sua volta, querem estar o mais perto possível, escutar o que Ele diz e ver o que Ele faz. Ficam surpreendidos e cheios de admiração: Ele fala de Deus e dos homens com autoridade, e não como os mestres das SINAGOGAS.
Aos que a Ele vem, Jesus Diz: Deus vos ama e quer levar-vos á felicidade. Não despreza os pobres. Quer perdoar o pecado dos que praticam o mal.
Jesus diz: Não tendes necessidade de ter medo de Deus; amai-o. Ele deseja uma só coisa: que creiais na minha Boa Nova.


JESUS DIZ:
¨ O FILHO DO HOMEM VEIO PROCURAR E SALVAR O QUE ESTAVA PERDIDO¨.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS 19, 10


JOÃO BATISTA: Filho do sacerdote Zacarias e de sua esposa Isabel, que haviam envelhecido sem filhos. O anjo Gabriel foi encontrar Zacarias, no templo de Jerusalém, para lhe anunciar o nascimento de um filho que deverá chamar-se João- que significa ¨ Deus é clemente ¨ ( LC 1, 5-21). João Batista é um homem escolhido por Deus. Vive no deserto e diz aos que vem ao seu encontro: ¨ O Reino dos Céus está próximo, convertei-vos¨. Ele batiza no Jordão para a remissão dos pecados e anuncia a vinda de Jesus que batizará no Espirito Santo. É o último profeta de Israel e preparando, deste modo, o povo a acolher o Messias, ele é o ¨ precursor¨ de Jesus.

SINAGOGA: Chama-se assim a casa de oração dos judeus. Naquele tempo, só se ofereciam os sacrifícios no templo de Jerusalém. Mas, em todas as aldeias e vilas, havia lugares de oração: as sinagogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário