quarta-feira, 24 de junho de 2015

                                Hierarquia e Ministérios da Igreja Católica Apostólica Romana
 O Ressuscitado envia doze homens, seus apóstolos, a todas as nações que povoam a terra. Poderá ter exito esta missão? Os apóstolos começam em Jerusalém. Anunciam, batizam, celebram a Eucaristia em memória do seu Senho. Mesmo quando são perseguidos e impedidos de falar, não se deixam intimidar. Partindo de Jerusalém, espalham-se por aldeias e cidades. Constituem á frente das comunidades nascentes homens probos, impondo-lhes as mãos; e dão mandato a missionários e a pregadores itinerantes.
São Paulo é quem conhecemos melhor, ele a quem o Senhor ressuscitado constituiu apóstolos dos pagãos. São Paulo vai de cidade em cidade, de país em país e finalmente chega - como prisioneiro - a Roma. Em toda a parte, funda comunidades e nomeia como dirigentes homens piedosos a quem impõe as mãos. É a eles e a essas comunidades que São Paulo se dirigi nas suas epístolas. Estas cartas informando-nos, entre outras coisas, sobre questões importantes para as comunidades nascentes e sobre as dificuldades com que são confrontadas. Quando surge um problema que São Paulo não pode resolver por si só, dirige-se a Jerusalém. É aí se reúne os Apóstolos para discutir o assunto, confiando plenamente no Espirito Santo, e para decidir as regras que devem reger a Igreja de Jesus Cristo.


REFEREM-SE A TODOS AQUELES AOS QUAIS É CONFIADO UM MINISTÉRIO NA IGREJA ESTAS DUAS PALAVRAS DO SENHOR:
¨ QUEM VOS RECEBE É A MIM QUE ESTÁ RECEBENDO¨.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS 10, 40

¨ SABEIS QUE OS QUE SÃO CONSIDERADOS CHEFES DAS NAÇÕES AS DOMINAM, E OS SEUS GRANDES FAZEM SENTIR SEU PODER. ENTRE VÓS NÃO DEVE SER ASSIM. QUEM QUISER SER O MAIOR ENTRE VÓS, SEJA AQUELE QUE VOS SERVE, E QUEM QUISER SER O PRIMEIRO ENTRE VÓS SEJA O ESCRAVO DE TODOS¨.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS 10, 42-43


A Igreja cresce e o tempo passa. A fim de que nada se perca da tradição sagrada ou não seja falsificada na transmissão, começa-se  a por por escrito essa tradição sobre Jesus. Acreditamos que o Espirito Santo presidiu a esta redação e que os que escreveram esses textos sagrados, são testemunhas autenticas e fiéis.
Morrem os homens e mulheres que tinham acompanhado Jesus a Jerusalém. A Igreja vê precisar-se no seu seio de uma hierarquia e ministérios bem definidos para continuar a missão de Cristo no mundo; o primeiro e, ao mesmo tempo, ¨ o servo dos servos de Deus¨, é o bispo de Roma: o Papa. Em comunhão com o Papa e uns com os outros, os bispos, sucessores dos apóstolos, velam pela fé e pelo crescimento da Igreja nas suas Igrejas particulares (  AS DIOCESES). Ordenam sacerdotes que são seus colaboradores, a maioria dos quais dirige uma paróquia. Os sacerdotes anunciam o Evangelho, administram os sacramentos, celebram a Eucaristia, presidem a oração e intercedem com Cristo, único Mediador, sob a direção de seus bispos, e em comunhão com os outros sacerdotes da diocese, são os guias e pastores de suas comunidades, prestam assistência aos que lhes são confiados e acompanham-nos no seu caminho para Deus.
¨ No grau inferior da hierarquia encontram-se os diáconos São-lhes  impostas as mãos, ¨ não para o sacerdócio, mas para o serviço ¨¨ ( LUMEN GENTIUM 29)... Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir ao bispo e aos padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a comunhão, assistir ao Matrimonio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade¨ ( CIC 1569-1570).

OS MINISTÉRIOS ESTÃO AO SERVIÇO DA SANTIDADE DE TODOS OS FIÉIS:
¨ NÃO HÁ, PORTANTO, NENHUM MEMBRO QUE NÃO TENHA PARTE NA MISSÃO DE  TODO O CORPO, MAS CADA UM DEVE SANTIFICAR JESUS NO SEU CORAÇÃO, E DAR TESTEMUNHO DE JESUS EM ESPIRITO DE PROFECIA...

PARTICIPANDO, A SEU MODO, DO MÚNUS APOSTÓLICO, OS PRESBÍTEROS RECEBEM DE DEUS A GRAÇA DE SEREM MINISTROS DE JESUS CRISTO NO MEIO DOS POVOS, DESEMPENHANDO O SAGRADO MINISTÉRIO DO EVANGELHO, PARA QUE SEJA ACEITA A OBLAÇÃO DOS MESMOS POVOS E SANTIFICADA NO ESPIRITO SANTO. COM EFEITO, O POVO DE DEUS É CONVOCADO E REUNIDO EM VIRTUDE DA MENSAGEM APOSTÓLICA, DE TAL MODO QUE TODOS QUANTOS PERTENCEM A ESTE POVO, UMA VEZ SANTIFICADOS NO ESPIRITO SANTO, SE OFEREÇAM COMO ¨ HÓSTIA VIVA, SANTA, AGRADÁVEL A DEUS¨¨ ( RM 12, 1 ).

CONCÍLIO VATICANO II, PRESBYTERORUM ORDINES 2

CREIO NO ESPIRITO SANTO,
QUE SANTIFICA A IGREJA DE JESUS CRISTO,
E A CADA UM DE NÓS,
DERRAMANDO NOS NOSSOS CORAÇÕES
O AMOR GRATUITO QUE NOS É OFERECIDO.
CREIO NO ESPIRITO SANTO,
QUE AGE NA IGREJA DE JESUS CRISTO,
E QUE PERMITE A CADA UM DE NÓS
PERDOAR AO PRÓXIMO,
ESCUTÁ-LO E AMÁ-LO.
CREIO NO ESPIRITO SANTO,
QUE ACOMPANHA A IGREJA DE JESUS CRISTO
E CONDUZ CADA UM DE NÓS
A TESTEMUNHAR DIANTE DE TODOS
A VOCAÇÃO Á QUAL SOMOS CHAMADOS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário