OS CRISTÃOS CELEBRAM:
A IGREJA E OS SACRAMENTOS
Viver no Cristo: os Sacramentos
¨ Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos¨ ( MT 28, 20): foi o que prometeu o Ressuscitado aos discípulos. No dia de Pentecostes, eles apercebem-se de modo como Jesus cumpre a sua promessa: derrama sobre eles o seu Espírito que os configura ao Cristo, isto é, torna-os participantes da sua vida e permite-lhes dizer a Deus, como ele: ¨ Abba! Pai! ¨ ( GL 4, 6). Entusiasmados, descem á rua e proclamam: que saibam todos! Jesus de Nazaré, que foi suspenso numa cruz e morreu, é o Senhor e Messias. Ressuscitou! Deus exaltou-O e deu-lhe o lugar o lugar de honra á sua direita. E voltará na sua glória. Acreditai nele e tende confiança no Evangelho que nós anunciamos. Entre os ouvintes, muitos ficam impressionados e batizam-se ( AT 2 ).
Em toda a parte por onde o Evangelho é proclamado como Boa Nova, constituem-se comunidades. Um novo povo de Deus: a Igreja de Jesus Cristo. Está unida ao seu Senhor como os membros ao corpo, como o cacho á videira. Ele age através dela e nela. Os gestos da Igreja são o prolongamento dos gestos salvíficos de Cristo: são os sacramentos.
Graças á presença do Senhor no meio e em favor dos homens, e através do culto celebrado com eles, a Igreja está destinada a testemunhar que Deus é benevolente para com todos, que os ama e quer oferecer-lhes a salvação. A própria Igreja é sinal do amor e da proximidade do Deus escondido; ela comunica realmente esse amor salvífico. Por isso diz-se que ela é ¨ sacramento ¨, sobre o qual se fundam todos os sacramentos que ela oferece aos que acolhem a fé.
¨ A IGREJA É, EM CRISTO, COMO QUE SACRAMENTO, ISTO É, SINAL E INSTRUMENTO DA ÍNTIMA UNIÃO COM DEUS E DA UNIDADE DE TODO O GÊNERO HUMANO ¨.
CONCÍLIO VATICANO II, LUMEN GENTIUM 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário