A Oração do Senhor: ¨ Pai Nosso ¨
Explicação da Oração do Pai Nosso
Mas livrai-nos do Mal :
O Mal está presente em toda a parte; nem é preciso procurá-lo. As Catástrofes naturais, os tremores de terra, as inundações, os acidentes de todo o gênero destroem a vida de inúmeras pessoas.
As vitimas perguntam: ¨ Por que? O que fiz para merecer isto? ¨ com frequência, são os próprios homens que se fazem mal mutuamente. Não podemos confiar uns nos outros.
Quando suplicamos ¨ Livrai-nos do Mal ¨, apresentamos toda a miséria do mundo ao Pai celeste. Pensamos nas catástrofes que nos ameaçam, mas também no Mal em que nos vemos implicados, muitas vezes sem querer, ou no qual implicamos os outros. Pensamos nas leis e nas práticas egoístas e injustas por culpa das quais as guerras não acabam, os poderosos se tornam cada vez mais poderosos, os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres e os assistidos cada vez mais dependentes.
Como cristãos, nós não acreditamos unicamente no ¨ Mal ¨, mas também no ¨ Maligno ¨ ( JO 17, 15 ). A tradição da fé cristã afirma: isto é obra do Maligno, o inimigo de Deus, o Diabo. Ele é também inimigo do homem. Quer separar-nos de Deus, seduz e mente, quer arrastar o homem para o seu lado. Quer afastar-nos da vontade de Deus e conquistar-nos com o seu plano de ódio e inveja; afastar-nos do caminho que conduz á vida, ao seguimento de Jesus, para nos levar por um caminho que nos leva à perdição. O mistério obscuro das forças do Mal nos faz sofrer.
Mas nós acreditamos que o Deus de Jesus Cristo é mais forte que todos os poderes do Mal no mundo. Quem se apóia em Deus pode viver sem medo, confiando naquele que venceu as forças do Mal. No último dia, o Senhor voltará e, com Ele, o novo mundo de Deus, no qual o Senhor será tudo em todos.
REZAMOS ASSIM EM CADA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA:
¨ LIVRAI-NOS DE TODO MAL, SENHOR, E DAI AO MUNDO A PAZ EM NOSSOS DIAS, PARA QUE, AJUDADOS PELA VOSSA MISERICÓRDIA, SEJAMOS LIVRES DO PECADO E DE TODA A PERTURBAÇÃO, ENQUANTO ESPERAMOS A VINDA GLORIOSA DE JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR ¨.
( Oitava parte )
Nenhum comentário:
Postar um comentário