terça-feira, 24 de novembro de 2015

           EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO SÃO LUCAS







Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e cada dia se banqueteava com requinte. Um pobre, chamado Lázaro, jazia á sua porta, coberto de úlceras. Desejava saciar-se do que caía da mesa do rico... E até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.
Aconteceu que o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão.
Morreu também o rico e foi sepultado.
Na mansão dos mortos, em meio a tormentos, levantou os olhos e viu ao longe Abraão e Lázaro em seu seio. Então exclamou : ¨ Pai Abraão, tem piedade de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo para me refrescar a língua, pois estou atormentado nesta chama ¨. Abraão respondeu : ¨ Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida, e Lázaro por sua vez os males; agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. E além do mais, entre nós e vós existe um grande abismo, a fim de que aqueles que quiserem passar daqui para junto de vós não o possam, nem tampouco atravessem de lá até nós¨.
Ele replicou : ¨ Pai, eu te suplico, envia então Lázaro até a casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; que leve a eles seu testemunho, para que não venham eles também para este lugar de tormento¨.
Abraão, porém, respondeu : ¨ Eles tem Moisés e os Profetas; ouçam-nos¨. Disse ele : Não, Pai Abraão, mas se alguém dentre os mortos for procurá-los, eles se arrependerão¨. Mas Abraão lhe
disse : ¨ Se não escutam nem a Moisés nem os Profetas, mesmo que alguém ressuscite dos mortos, não se convencerão¨.




Quem de vós, tendo um servo que trabalha a terra ou guarda os animais, lhe dirá quando volta do campo; ¨ Tão logo cheques, vem para a mesa ? Ou, ao contrário, não lhe dirá : ¨ Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, até que eu tenha comido e bebido; depois, comerás e beberás por tua vez? ¨ Acaso se sentirá obrigado para com esse servo por ter feito o que lhe fora mandado? Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei : Somos simples servos, fizemos apenas o que devíamos fazer ¨.



PALAVRA DA SALVAÇÃO, GLORIA A VÓS SENHOR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário