segunda-feira, 23 de novembro de 2015

                                               ANO SANTO DA MISERICÓRDIA


                                                                  
                                                                   (  2015 - 2016 )




O Papa Francisco anunciou nesta sexta - feira, dia 13 de março na Basílica de São Pedro que decidiu Proclamar um ¨ jubileu extraordinário¨  centrado na ¨ misericórdia de Deus ¨ e que terá inicio a 8 de dezembro deste ano de 2015 e percorrerá todo o ano de 2016 :
¨ Decidi convocar um jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na ¨ misericórdia de Deus ¨. Será um ano Santo da misericórdia. ( ... )
Este ano santo iniciar-se-á na próxima solenidade da Imaculada Conceição e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016.
Este anúncio do Santo Padre foi feito no final da sua homilia da celebração penitencial com a qual o Papa abriu a iniciativa ¨ 24 horas para o Senhor ¨. A organizar este grande  Ano Santo da Misericórdia sera o Conselho Pontifício para a promoção da Nova Evangelização. Será um jubileu Extraordinário para levar a toda a gente o Evangelho da Misericórdia.
E a misericórdia foi o tema da homilia do Papa nesta celebração penitencial.
Referiu-se ao Evangelho que conta o episódio da mulher pecadora que lava os pés de Jesus e os enxuga com os cabelos, beijando-os e ungindo com óleo perfumado.
Desde logo - disse o Santo Padre - duas palavras : amor e juízo. O amor da mulher pecadora e o amor de Jesus que permite que ela se aproxime e acolhe-a demonstrando-lhe o amor de Deus num encontro que vai para além da justiça e para além do juízo que é a outra palavra, citada pelo Papa Francisco.
O juízo de Simão, o fariseu que convidou Jesus para jantar e não consegue reconhecer quem é o seu convidado. Não consegue também encontrar o caminho do amor.
No seu pensamento existe só a justiça e fazendo assim está errado - afirmou o Papa Francisco que deixou claro que ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus.
O Ano Santo Jubilar da Misericórdia terá inicio com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro a 8 de dezembro de 2015, na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
A abertura do próximo jubileu coincidirá com o cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II, que aconteceu em 1965 e reveste este ano santo de um significado especial, encorajando a Igreja a prosseguir a obra iniciada no Concílio.
No jubileu, as leituras para os domingos do tempo comum serão extraídas do Evangelho de Lucas, chamado ¨ o evangelho da misericórdia ¨. Algumas das parábolas mais conhecidas escritas por ele são os da ovelha perdida, e da moeda perdida e a do Pai Misericordioso.



                                                (   FONTE : RADIO VATICANA ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário