quarta-feira, 15 de junho de 2016

                                                 OS ANJOS EXISTEM? COMO SÃO ?
                                                                   (  PARTE 6 )



                                       QUANTAS ESPÉCIES DE ANJOS EXISTEM?




Resta, entretanto, uma dificuldade a ser resolvida. Como dissemos pouco antes, os Anjos se diferenciam de Deus por não serem eternos, nem infinitos, mesmo sendo puros espíritos. Mas como se diferenciam eles entre si? Todos eles são imateriais, finitos e criados...
Se observarmos o reino animal, vemos que ele está dividido em espécies variadíssimas. Claro que elas podem ser agrupadas, até certo ponto, em famílias. Mas mesmo nessas famílias, por exemplo a dos felinos, quanta diferença! Que dizer da diferença entre um tigre e um gato?...
E, ainda, quantos tipos de gato existem...
Com os Anjos se dá algo semelhante, mas muito mais rico. Como os Anjos não tem corpo, ou matéria que os delimite, cada um dos espíritos angélicos compõe uma espécie.
Do contrário, um como que invadiria o território do outro.



Utilizando uma analogia, embora imprópria, poderíamos dizer que no reino angélico só existe um Anjo-leão, um Anjo-águia, um Anjo-golfinho, e assim por diante. Isto deve, a mais um título, nos encher de admiração diante da deslumbrante variedade e multiplicidade das belezas do mundo angélico, tão diversificado em seus seres que cada Anjo difere do outro mais do que, entre os animais, a águia se distingue da formiga.
Nunca poderemos, nesta vida, fazer uma ideia exata da vertiginosa pluralidade e formosura do maravilhoso mundo angélico. Esta alegria nos está reservada para a vida no Céu.
Há, ainda, um último corolário, decorrente da imaterialidade dos Anjos.




( FONTE : ARTIGO DA REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO).





Nenhum comentário:

Postar um comentário