terça-feira, 14 de junho de 2016

                                                OS ANJOS EXISTEM? COMO SÃO?
                                                                      ( PARTE 5 )






A HARMONIA DA ORDEM DO UNIVERSO EXIGE A PROPORÇÃO E A GRADATIVIDADE




Diz o Angélico Doutor que a ordem natural das coisas nos mostra a existência de um princípio de gradatividade no universo. Esse princípio tem algumas características que merecem noss atenção. Uma delas é a proporcionalidade. Como seria fio, por exemplo, um animal que tivesse a cabeça tão grande que fosse incapaz de suportar seu peso... Por outro lado, como é belo o leão. Sua abundante juba não lhe cobre toda a cabeça impedindo-o de ver, mas lhe serve de imponente moldura.
E assim poderíamos multiplicar os exemplos.
Outra característica muito importante é a da continuidade. Ela garante a hierarquia dos seres criados, segundo São Tomás. Como sabemos, a criação está dividida em sete grandes reinos : mineral, vegetal, animal, humano, angélica, da graça e da união hipostática. Há entre cada um deles grandes diferenças. Por exemplo, os minerais não tem vida, mas os vegetais sim. Entretanto, estes últimos não tem a sensibilidade presente nos animais. Contudo, em cada um dos reinos existem seres cuja perfeição os aproxima do reino superior.






Por exemplo, no reino vegetal existem algumas plantas que chamamos carnívoras, pois se alimentam de pequenos insetos. Comer é próprio do reino animal. Essas plantas servem como elo entre dois reinos, quase sendo intermediárias entre os dois mundos. Essa  continuidade entre os seres existe em todos os níveis, e cresce em perfeição na proporção em que aumenta a riqueza de cada reino.
Por isso, entre Deus ( puro espírito incriado ) e o homem ( espírito criado, unido á matéria) era necessária a existência de puros espíritos criados. Esses seres imateriais são os Anjos.





(  FONTE : ARTIGO DA REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO).



Nenhum comentário:

Postar um comentário