segunda-feira, 13 de junho de 2016

                                                  OS ANJOS EXISTEM ? COMO SÃO?
                                                                      ( PARTE 4 )

                                                         
                                                         O QUE SÃO OS ANJOS ?



Enganar-se-ia quem pensasse definir o vocábulo Anjo a natureza desses seres espirituais. Se remontarmos á etimologia da palavra, encontraremos primeiro o nome latino angelus, o qual, por sua vez, provém do vocábulo hebraico que os setenta traduziram.
Tanto o termo hebraico como o grego significam mensageiro ou enviado. Por isso, disse Santo Agostinho: " Anjo designa a função, e não a natureza. Perguntas como se chama esta natureza? Respondo : Espírito. Perguntas qual sua função? digo : Anjo. Segundo o que faz, é um anjo.
Então, quer dizer que os anjos não tem corpo? Exatamente, o Anjo não tem matéria, ele é espirito.
Isto que para nós parece tão natural constituiu, outrora, uma grave questão teológica, em razão da qual São Tomás de Aquino esteve a ponto de ser excomungado pelo Bispo de Paris. Contudo, resolveu o problema, merecendo, assim, o título de Doutor Angélico.
Não trataremos aqui de toda a teoria metafísica e filosófica envolvida na questão, mas daremos apenas de modo resumido o necessário para a compreensão da natureza espiritual dos Anjos.
Até São Tomás de Aquino, os teólogos se encontravam num aparente beco sem saída. Por um lado, a existência dos Anjos era atestada pelas Sagradas Escrituras, não sendo possível negá-la. Por outro, julgavam ser a matéria o único elemento capaz de delimitar um ser. Por isso, os Anjos não podiam ser imateriais, pois seriam infinitos. Acreditavam, então, que os Anjos tinham certa matéria muito sutil e que, comparada á matéria do corpo humano, era espiritualizada.





Como, então, sustentar e explicar a imaterialidade dos Anjos?
São Tomás resolveu o problema de modo simples e preciso. Os Anjos são puros espíritos, como Deus.
Mas duas prerrogativas permanecem reservadas ao Criador: Ele é infinito e eterno. Com efeito, a inteligencia angélica é limitada, e sua vontade não é capaz de um ato de valor infinito. Ao contrário, o ato da inteligencia divina e de sua vontade é infinito. O Pai conhecendo-se a Si mesmo gera o Filho e do amor entre os dois procede o Espirito Santo.
Além disso, os Anjos tem princípio, foram criados num momento determinado. Deus é eterno, sem princípio, nem origem em outro ser.
Conclusão : por mais que o Anjo não tenha uma matéria que delimite seu espirito, ele não é eterno nem ilimitado como Deus. Essa é a maior diferença entre o Criador e qualquer criatura.




Outras grandes figuras da patrística já haviam defendido a imaterialidade dos Anjos. Mas nenhum resolveu o enigma metafísico como São Tomás.
O Aquinate leva mais longe sua explicação e afirma que não apenas é possível, mas " necessário admitir [ a existência de ] algumas criaturas incorpóreas¨, no magnifico mosaico da criação. Qual sua explicação?




(  FONTE : ARTIGO DA REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO ).







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