segunda-feira, 27 de junho de 2016

                                                                 SÃO JOÃO EUDES
                                       APÓSTOLO DO CORAÇÃO DE JESUS E MARIA
                                                                      ( PARTE 1 )


Apoiado em bases teológicas e estreitos vínculos místicos com Cristo e Maria, esteve na vanguarda da devoção a seus dois amáveis corações como um só, em unidade de espírito, de sentimento e afeição.









Paris viveu dias de apogeu durante o reinado de Luís XIV. Convergia naquele então para a França, num ininterrupto desfile cujo palco era o palácio de Versailles, toda espécie de manifestações do poderio francês no campo das artes, das ciências, das letras e das conquistas militares, compondo uma página notável nos anais desta nação.
Entretanto, ao lado de tantos triunfos avançava silenciosamente uma grave crise religiosa, própria a desviar os espíritos do cumprimento dos preceitos cristãos e atraí-los para ideias cada vez mais distantes dos pregados pelo Divino Redentor.
Era a diminuição de fervor que, no século seguinte, acabaria determinando os trágicos episódios da Revolução Francesa.
No seio da deslumbrante Cidade Luz, onde  tudo era charme, brilho e requinte, nem todos se mostravam indiferentes a esta realidade mais profunda. Movidos pela graça, muitos homens de valor e influencia, aos quais coube um papel decisivo no desenrolar dos fatos da época, aperceberam-se da gravidade do momento e se dedicaram com ardor á luta por um elevado objetivo :
colocar Deus no centro daquela sociedade, como o verdadeiro Senhor das almas.
Irmanados por estes anseios eles formaram, sob o impulso de certo sacerdote chamado Pedro de Berulle, um numeroso grupo de eclesiásticos provenientes de várias regiões do país, empenhados todos em progredir nas vias da santidade.
A lista dos integrantes deste circulo é extensa, mas podemos enumerar  aqui alguns de seus expoentes:
São Francisco de Sales, São Vicente de Paulo, Carlos de Condren, João Tiago Olier e aquele que é celebrado pela Igreja a 19 de agosto :
São João Eudes.



(   ARTIGO  DA IRMÃ CARMELA WERNER FERREIRA, EP DA REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO ).





Nenhum comentário:

Postar um comentário