( PARTE 2 )
MEMBRO EMINENTE DA ESCOLA FRANCESA DE ESPIRITUALIDADE
Era na residencia de madame Bárbara Acarie que se realizavam os encontros do grupo. Digna representante das melhores tradições e qualidades da nobreza parisiense, ela abria as portas de sua mansão a cada semana para receber os clérigos, vários membros da aristocracia e leigos desejosos de um maior aprofundamento em temas católicos, sobretudo teológicos, bem como de uma entrega mais profunda á oração e á meditação.
Neste ambiente marcado pelo ardor religioso formou-se um corpo de elite, hoje conhecido como a escola francesa de espiritualidade. Curiosamente, muitos dos que ali marcavam presença pertenciam a diversas congregações religiosas e possuíam formação heterogênea. Essas diferenças, porém, eram superadas pela caridade de todos de todos e constituíam, inclusive , um fator de enriquecimento.
O Padre João Eudes era um sacerdote vindo da Normandia ainda nos anos da juventude para integrar a Congregação do Oratório, recém-fundada por Bérulle. Dedicado pregador de missões populares, ele também se distinguia naquele círculo por uma palavra fácil e penetrante, por seu conhecimento doutrinário profundo e por traços místicos que o uniam com vínculos estreitos a Cristo e á sua Mãe Santíssima.
As multidões por ele convertidas testemunhavam o calor de sua pregação. E quando falava ao seleto conjunto do palacete Acarie, repetia com a mesma força persuasiva admoestações como está : " Tudo quanto se relacionava com a divindade de Jesus, com sua santa humanidade, com os estados e mistérios de sua vida maravilhosa , no tempo e na eternidade, se reveste de um caráter de grandeza e de uma dignidade infinita, que sobrepujam nossa compreensão humanamente limitada [...]. O Juízo Universal que o Filho de Deus pronunciará no fim senão o de tributar, mediante a tremenda justiça de Nosso Senhor, uma suprema homenagem a todos os seus mistérios, proclamando, perante toda a humanidade, quanto esta fez ou omitiu na meditação e amor aos mistérios de Cristo, ao longo de todos os séculos e em todos os lugares do universo.¨
( FONTE : ARTIGO DA IRMÃ CARMELA WERNER FERREIRA, EP DA REVISTA ARAUTOS DO EVANGELHO. )
Nenhum comentário:
Postar um comentário