segunda-feira, 22 de agosto de 2016

                                                       SÃO GASPAR BERTONI
FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DO SAGRADOS ESTIGMAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
                                                                    ( PARTE 1 )






Gaspar Bertoni, filho de Francisco e de Brunora Ravelli, nasceu no dia 9 de outubro de 1.777, em Verona, cidade na época pertencente á república de Veneza. Foi batizado no dia seguinte pelo tio Padre Tiago, na paróquia de São Paulo Campo Marzo. Seus pais pertenciam a famílias de vida cristã exemplar e de condições econômicas razoáveis.
Após a morte de sua irmãzinha, Gaspar, como filho único, recebeu ótima educação no lar e nas escolas municipais que frequentou; naquele tempo, estas eram dirigidas por Jesuítas.
Padre Luís Fortis, que seria mais tarde superior geral da Companhia de Jesus, teve grande influencia em sua vida.
A primeira comunhão, aos onze anos, foi para Bertoni uma experiencia inesquecível. Ele decidiu ingressar no seminário com dezoito anos, frequentando o curso de teologia como aluno externo; o professor de Moral, padre Nicolau Galvani, foi seu diretor espiritual.
Quando cursava o primeiro ano de teologia, o exército francês invadiu a cidade de Verona ( 1.6.1.796), ocasionando muitas desgraças e sofrimentos na vida do povo durante vinte anos.
Ainda seminarista, movido por um grande espirito de caridade, cuidou de pessoas feridas e doentes, ajudando em uma obra fundada por Pedro Leonardi.





Foi ordenado sacerdote no dia 20 de setembro de 1.800. Após a ordenação teve que enfrentar uma sociedade em convulsão e exigindo iniciativas que trouxeram soluções para os graves problemas do momento.
Encarregado de cuidar da juventude da paróquia, para a qual fora destinado, entregou-se inteiramente a este apostolado, desenvolvendo nele toda a sua capacidade de organização.
Fundou um primeiro oratório nos moldes de " Coorte Mariana ¨, visando a formação humana e cristã dos jovens. Em 1.807 o governo proibiu as atividades das associações religiosas.
Então, Padre Gaspar adiou a realização de seus projetos para tempos melhores.





(  FONTE : WWW.VATICAN.VA )













Nenhum comentário:

Postar um comentário