terça-feira, 23 de agosto de 2016

                                                          SÃO GASPAR BERTONI
FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DOS SAGRADOS ESTIGMAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

                                                                     ( PARTE 2 )






Nesta atividade, agora junto aos seminaristas, ele elaborou um programa de formação que tinha como base a fidelidade plena ao Papa : Naquela época o Papa Pio VII fora feito prisioneiro por Napoleão. Na concepção de padre Gaspar a reforma da Igreja devia começar dentro dos seminários; fazendo com que os futuros ministros do Senhor se conscientizassem dos valores evangélicos. De fato, o seminário, que anteriormente passara por séria crise econômica e grave decadência moral, voltou a desempenhar seu verdadeiro papel na formação sacerdotal, chegando a ser comparado a um mosteiro.
Aproveitando-se da mudança de governo, padre Gaspar tentou reavivar a fé cristã no povo através da pregação de missões populares, atividade que encontrou oposição da parte do governo austríaco. Contudo, ele continuou o apostolado da palavra, dedicando-se á catequese. A 20 de dezembro de 1.817 o Papa Pio VII conferiu-lhe o titulo e as faculdades de " Missionário Apostólico ¨.
Embora fazendo-se todo para todos, a fim de ganhar todos para Cristo, padre Gaspar destinou muito tempo á vida de oração e de contemplação, como se pode deduzir do que está escrito em seu " memorial privado ¨. Neste diário também se pode ler como Deus, por meio de uma inspiração especial, o levou a fundar uma família religiosa.
A 4 de novembro de 1.816 foi morar em uma casa, anexa á Igreja dos Estigmas de São Francisco; daí que, o povo acostumou a chamar os religiosos que aí residiam de " Estigmatinos ¨. Foi nesta igreja que ele propagou a devoção á Paixão e ás chagas do Senhor.
Transformou a casa em em uma escola aberta aos filhos de gente simples, trabalhando gratuitamente para a igreja e para a sociedade. Juntamente com os companheiros de comunidade levou uma vida de penitencia e sacrifício, vivenciando um projeto de vida espiritual fundamentado na contemplação e na ação apostólica. Esta abarcava a educação da juventude, a formação do clero e a pregação missionária numa disponibilidade a serviço dos bispos.






                                                      ( FONTE : WWW.VATICAN.VA)

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário