SÍNTESE HISTÓRICA
INTRODUÇÃO :
A IGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO ESTÁ PRESTES A COMPLETAR DOIS MIL ANOS DE EXISTÊNCIA SE CONTARMOS A PARTIR DA MANIFESTAÇÃO DE JESUS ( MATEUS 16, 16-19 ) , QUE OS MELHORES HISTORIADORES, PACIFICAMENTE, ACEITAM. TODAVIA, MAIS DE SEIS SÉCULOS ANTES, ELA FORA PROFETIZADA PELO PROFETA ISAÍAS : " POREI SOBRE OS MEUS OMBROS A CHAVE DA CASA DE DAVI : QUANDO ELE ABRIR, NINGUÉM FECHARÁ : QUANDO ELE FECHAR, NINGUÉM ABRIRÁ " ( ISAÍAS 22, 27 ). HÁ HISTORIADORES QUE APONTAM TAMBÉM OUTRAS PROFECIAS E RECUAM A DATA ATÉ PARA OS TEMPOS DE ABRAÃO.
O EVANGELISTA REGISTROU : " JESUS RESPONDEU-LHES ( A PEDRO ) : BEM - AVENTURADO ÉS TU, SIMÃO, FILHO DE JONAS, PORQUE NÃO FOI A CARNE OU O SANGUE QUE TE REVELARAM ISSO E SIM O MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS. TAMBÉM EU TE DIGO QUE TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO NUNCA PREVALECERÃO CONTRA ELA. EU TE DAREI AS CHAVES DOS CÉUS E O QUE DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS " ( MATEUS 16,16-19 ).
PRISIONEIRO NA ILHA DE PATMOS, GRÉCIA, O APÓSTOLO JOÃO RECEBEU VISÕES NAS QUAIS OS SANTOS TEÓLOGOS VIRAM A CONFIRMAÇÃO DO PODER CONFERIDO A PEDRO : " ASSIM DIZ O SANTO, O VERDADEIRO ( JESUS CRISTO ) , AQUELE QUE TEM A CHAVE DE DAVI, O QUE ABRE E NINGUÉM MAIS FECHA E FECHANDO NINGUÉM MAIS ABRE " ( APOCALIPSE 3, 7 ).
MUITOS HISTORIADORES ADMITEM QUE O MUNDO SE PREPAROU PARA A VINDA DE CRISTO. O MONOTEÍSMO JUDAICO, O MUNDO GREGO ( ALEXANDRE MAGNO, OS FILÓSOFOS , OS ROMANOS QUANDO CRIARAM O IMPÉRIO E PUSERAM ORDEM NA BACIA DO MEDITERRÂNEO, ELIMINARAM AS FRONTEIRAS NATURAIS E PACIFICARAM CERCA DE UMA CENTENA DE POVOS, ANTES BELICOSOS. OS ARAUTOS DA MENSAGEM EVANGÉLICA ENCONTRARAM ESTRADAS POLICIADAS, PAZ NAS ANTIGAS FRONTEIRAS E ROTAS MARÍTIMAS LIVRES DA PIRATARIA. PUDERAM, ASSIM, REALIZAR A MISSÃO QUE LHES FORA CONFIADA POR JESUS. SEM O SABER, TODOS OS GRANDES CONGUISTADORES E ESTADISTAS ANTIGOS HAVIAM CONTRIBUÍDO PARA A DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
PORÉM, HÁ PERGUNTAS QUE PODEM SER FEITAS : PORQUE CONHECER A HISTORIA DA IGREJA ? EM QUE ISSO EDIFICARÁ A NOSSA FÉ ? A RESPOSTA É SIMPLES. DEVEMOS CONHECER A HISTORIA DA NOSSA IGREJA PARA AMÁ-LA MAIS. NÃO SE AMA O QUE NÃO SE CONHECE E POUCO SE AMA O QUE POUCO SE CONHECE. NASCE DAÍ O COSTUME DE CATÓLICOS DESPREPARADOS FALAREM MAL DA IGREJA, DOS MINISTROS, DA LITURGIA E DESRESPEITAREM OS SACRAMENTOS.
INSTITUIÇÃO MODELO :
O APÓSTOLO PEDRO USOU PODERES RECEBIDOS DE JESUS QUANDO ESCOLHEU ROMA PARA SEDE DO SEU APOSTOLADO POR MAIS DE DUAS DÉCADAS E QUANDO INDICOU SEU SUCESSOR, INICIANDO ASSIM, A CADEIA SUCESSÓRIA DOS PAPAS. ROMA, CENTRO E CAPITAL DO IMPÉRIO, ERA PARADA OBRIGATÓRIA PARA TODOS OS BARCOS E CARAVANAS. E PEDRO NÃO DEMOROU A PERCEBER QUE DE LÁ PODIA COMUNICAR-SE MAIS FACILMENTE COM OS DEMAIS APÓSTOLOS, COM AS COMUNIDADES NASCENTES E POR LÁ FOI FICANDO E SE ACOSTUMANDO A IDEIA...
NOS DIAS ATUAIS, A IGREJA É A ORGANIZAÇÃO MODELAR QUE TODOS ADMIRAMOS. MAS NÃO FOI SEMPRE ASSIM. HOUVE MOMENTOS DE QUEDA, QUE ACUMULAVAM EXPERIENCIA PARA NOVAS INVESTIDAS NA DIREÇÃO CERTA. E A EVOLUÇÃO RETOMAVA SEU CURSO. FATO INTERESSANTE : NOS PERÍODOS MAIS DOLOROSOS DE SUA HISTORIA ENCONTROU VIGOR DA RENOVAÇÃO NA SANTIDADE DE SEUS MEMBROS QUE SE DEDICARAM Á ORAÇÃO E Á PUREZA DE VIDA : FORAM SANTOS QUE, SUSCITADOS OPORTUNAMENTE POR DEUS, RESTAURARAM O FULGOR DA SANTA MÃE IGREJA.
IDALBERTO CHIAVENATO, ESCRITOR, PROFESSOR, MESTRE EM ADMISTRAÇÃO DE EMPRESAS, ASSIM SE REFERE : " AO LONGO DOS SÉCULOS, A IGREJA CATÓLICA ESTRUTUROU SUA ORGANIZAÇÃO, COM UMA HIERARQUIA DE AUTORIDADE, ASSESSORIA E A COORDEÇÃO FUNCIONAL PARA ASSEGURAR INTEGRAÇÃO. A ORGANIZAÇÃO HIERÁRQUICA DA IGREJA É TÃO SIMPLES E EFICIENTE QUE SUA ENORME ORGANIZAÇÃO MUNDIAL PODE OPERAR SOB O COMANDO DE UMA SÓ CABEÇA EXECUTIVA : O PAPA, CUJA AUTORIDADE COORDENADORA LHE FOI DELEGADA POR UMA AUTORIDADE DIVINA SUPERIOR. A ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO ECLESIÁSTICA SERVIU DE MODELO PARA AS DEMAIS ORGANIZAÇÕES QUE, ÁVIDAS DE EXPERIENCIAS BEM SUCEDIDAS, PASSARAM A INCORPORAR OS PRINCÍPIOS E NORMAS UTILIZADOS PELA IGREJA CATÓLICA " ( INTRODUÇÃO Á TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, SÉTIMA EDIÇÃO, PÁGINA 32, ED. CAMPUS ).
ENTRE A IGREJA DOS APÓSTOLOS E A ATUAL HÁ UMA HISTÓRIA DE VINTE SÉCULOS. NENHUM IMPÉRIO OU REINO DA ÉPOCA E NENHUMA ORGANIZAÇÃO COMERCIAL SOBREVIVEU GOVERNADA PELO MESMO CONJUNTO DE LEIS OU REGRAS BÁSICAS ATÉ OS DIAS DE HOJE. OS POVOS DA ÉPOCA MESCLARAM-SE ENTRE NAÇÕES, DELIMITARAM SEUS TERRITÓRIOS. VIVERAM NOVOS TEMPOS DE GLÓRIAS, ASCENSÕES E QUEDAS, PORÉM MUDARAM REGRAS, POLITICAS DE GOVERNO, COSTUMES E ATÉ RELIGIÃO.
A IGREJA INSPIRADA PELO ESPIRITO SANTO PERMANECE ATÉ OS DIAS ATUAIS, DIVULGANDO A MENSAGEM DE CRISTO E, AO MESMO TEMPO, EVOLUINDO NA SUA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA SE EXPANDIR ATÉ TRANSFORMAR-SE EM INSTITUIÇÃO MODELO, PORÉM SEMPRE COM O EVANGELHO COMO DISTINTIVO MAIOR , COMO SUA BANDEIRA.
UNA, SANTA, CATÓLICA, APOSTÓLICA E ROMANA :
" IGREJA, MINHA IGREJA, DESDE QUE, POVO DA ALIANÇA, TU FOSTE CRIADA POR DEUS EM ISAAC, E É COMO UM IMENSO POVO A CAMINHO, ATRAVESSANDO LENTA A HISTÓRIA, QUE EU TE VEJO " .
" SANTA IGREJA, NOSSA IGREJA, VENHO DIZER-TE, VASTA E VELHA NAVE BARROCA, COM TUA LINHA DE FLUTUAÇÃO SEMPRE AO NÍVEL DAS VAGAS, QUE SEM TI NÓS NÃO PASSARÍAMOS DE MISERÁVEIS BARCAÇAS NA NEBLINA E NA TEMPESTADE ".
OS DOIS TEXTOS ACIMA SÃO O INÍCIO E O FIM DA INTRODUÇÃO ESCRITA EM FORMA DE MEDITAÇÃO POR PIERRE PIERRARD NO SEU LIVRO HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA.
NA PRIMEIRA CITAÇÃO O AUTOR RECUA Á PROFECIA DE FUNDAÇÃO DA IGREJA PARA OS PRIMÓRDIOS DA REVELAÇÃO EM ABRAÃO E SARA E NA SEGUNDA LEMBRA A BARCA DOS DISCÍPULOS AÇOITADA PELA TEMPESTADE NO MAR DA GALILÉIA, QUANDO JESUS FOI AO SEU ENCONTRO E EXCLAMOU PARA PEDRO : " HOMEM FRACO NA FÉ, PORQUE DUVIDASTE ? " ( MATEUS 14, 31 ) .
A HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA É TAMBÉM UMA HISTÓRIA DA ECONOMIA DIVINA NO MUNDO. DEUS INTERVEIO NA HISTÓRIA HUMANA EM OCASIÕES E NÃO A PERDEU DE VISTA POR AMOR AOS FILHOS QUE O ACEITARAM. JESUS, O CRISTO, FOI A MAIS IMPORTANTE DESSAS INTERVENÇÕES.
EM MUITAS OCASIÕES, QUANDO A IGREJA TEVE DÚVIDAS SOBRE O MELHOR CAMINHO A SEGUIR, SENTIU A PRESENÇA DE JESUS VINDO AO SEU ENCONTRO, CONFORME PROMETERA : " EU ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS " ( MATEUS 28, 20 ).
CRIADA UNA, SANTA CATÓLICA, APOSTÓLICA E ROMANA, ASSIM TEM-SE MANTIDO DESDE QUE OS APÓSTOLOS, ESPECIALMENTE PEDRO, RECEBERAM A MISSÃO. UNA EM JESUS CRISTO, NA PALAVRA DE DEUS, EM PEDRO E SEUS SUCESSORES ATÉ BENTO XVI; SANTA NA MISSÃO EVANGELIZADORA; CATÓLICA NA ABRAGENCIA UNIVERSAL; APÓSTOLICA NA FUNDAMENTAÇÃO DOUTRINÁRIA QUE OS APÓSTOLOS TRANSMITIRAM E ROMANA PORQUE ROMA, CENTRO DO MUNDO POLÍTICO DA ÉPOCA DE JESUS, NA SABEDORIA DIVINA, DEVERIA SER O CENTRO DA NOVA ALIANÇA.
NOS DIAS DO MEDO, OS APÓSTOLOS ESTAVAM REFUGIADOS NO CENÁCULO AO REDOR DE MARIA QUE OS ACONSELHAVA COMO SE FOSSE MÃE DE TODOS. NA VERDADE, ELA ERA A PRESENÇA DO SEU FILHO, ELA ERA O SUSTENTÁCULO DA IGREJA ATÉ QUE, NO DIA DE PENTECOSTES, OS DISCÍPULOS, CORAJOSAMENTE, ABRIRAM AS PORTAS E PEDRO FALOU Á MULTIDÃO : " HOMENS DE ISRAEL, OUVI ESTAS PALAVRAS! JESUS , O NAZAREU, FOI POR DEUS APROVADO DIANTE DE VÓS COM MILAGRES , PRODÍGIOS E SINAIS (...) VÓS O MATASTES, CRUCIFÍCANDO-O PELAS MÃOS DO ÍMPIOS. MAS DEUS O RESSUSCITOU... SAIBA, PORTANTO, COM CERTEZA, TODA A CASA DE ISRAEL : DEUS O CONSTITUIU SENHOR E CRISTO, ESTE JESUS A QUEM VÓS CRUCÍFICASTES" ( ATOS DOS APÓSTOLOS 2, 22-24.36).
APÓS O ESPIRITO SANTO PARÁCLITO ( DEFENSOR , PROTETOR, MENTOR ) DESCER SOBRE OS DISCÍPULOS, ELES SE TRANSFORMARAM EM APÓSTOLOS ( ENVIADOS, MENSAGEIROS ) DE JESUS E PEDRO , O ANTIGO PESCADOR DA GALELEIA, ASSUMIU O POSTO DE DIRIGENTE DO GRUPO SEM TER MEDO, SEM DÚVIDAS, SEGURO DE SI. A MISSÃO EVANGELIZADORA COMEÇOU ALI. A IGREJA ABRIU PELA PRIMEIRA VEZ AS SUAS PORTAS E O CENÁCULO REVESTIU-SE DAS CORES DA NOVA ALIANÇA. A AURORA DO CRISTIANISMO DESPONTAVA NO HORIZONTE.
DOM ANTONIO AFONSO DE MIRANDA, BISPO DE TAUBATÉ-SP, COMENTOU : " NOSSA FÉ CATÓLICA TEM , ASSIM, UM PONTO FUNDAMENTAL DE APOIO : A SUCESSÃO APOSTÓLICA. PARA VALIDADE DO MINISTÉRIO HUMANO-DIVINO EXERCIDO DENTRO DA IGREJA INSTITUÍDA POR CRISTO, DEVE HAVER UM ELO HISTÓRICO DE SUCESSÃO AOS APÓSTOLOS; ONDE SE ROMPEU ESTE ELO, CESSOU O MINISTÉRIO LEGITIMO E A LIGAÇÃO COM O SENHOR QUE SALVA. É O CASO DAS NOSSAS IRMÃS IGREJAS DITAS " CRISTÃS " , PORÉM NÃO CATÓLICAS, PORQUE NÃO SÃO APOSTÓLICAS " ( " CRENÇAS , RELIGIÕES, IGREJAS E SEITAS : QUEM SÃO ? ", DOM ESTEVÃO TAVARES BETTENCOURT,OSB, PÁGINA 13, EDITORA PELICANO ) .
ANTES DE PROSSEGUIR SEGUINDO OS PASSOS DA PRIMEIRA EVANGELIZAÇÃO, CONHEÇAMOS UM POUCO DO MUNDO DA ÉPOCA.
O MUNDO DOS ASIÁTICOS, AFRICANOS E EUROPEUS QUE CIRCUNDAVA OS MARES MEDITERRÂNEO ADRIÁTICO, EGEU E OUTROS, COM SUAS RIQUEZAS E CONHECIMENTOS, FORA ABARCADO E DOMINADO PELO IMPÉRIO ROMANO O MAIS PODEROSO IMPÉRIO JÁ VISTO. TODAVIA, A DESIGUALDADE SOCIAL ERA PROFUNDA. A FORÇA PRODUTIVA MAIS IMPORTANTE ERA, PREDOMINANTEMENTE, A ESCRAVIZAÇÃO DOS POVOS VENCIDOS.
ROMA TINHA SEUS PRÓPRIOS deuses E ACEITAVA OS POVOS VENCIDOS ( MAIS DE 700 ) CUJOS SEGUIDORES PODIAM ATÉ ABRIR TEMPLOS NAS CIDADES. ESSE PRIVILÉGIO CONTUDO , NÃO FOI CONCEDIDO AOS SEGUIDORES DE JESUS POR MOTIVOS QUE SERÃO VISTOS NOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS. AO CONTRÁRIO , NOS TRÉS PRIMEIROS SÉCULOS O PODEROSO IMPÉRIO TENTOU ESMAGAR, IMPIEDOSAMENTE, OS HUMILDES GRUPOS SEGUIDORES DE JESUS DE NAZARÉ.
NÃO OBSTANTE, O IMPACTO DAS IDEIAS DA NAZARENO, ANUNCIADAS PELOS APÓSTOLOS, ATINGIU TODOS OS RECANTOS DO MUNDO MEDITERRÂNEO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário