NASCIDA EM MORNESE, ALDEIA ALPINA DA ITÁLIA, EM 9 DE MAIO DE 1837, MARIA PERTENCIA A UMA FAMILIA SIMPLES E POBRE. NO CATECISMO ERA A PRIMEIRA ALUNA E DESTACAVA-SE PELO ESPIRITO DE ORAÇÃO. FEZ SUA PRIMEIRA COMUNHÃO AOS 10 ANOS E , DESDE ENTÃO , COMUNGAVA TODOS OS DIAS.
CERTO DIA, CAMINHAVA PELA COLINA DE BORGO ALTO QUANDO TEVE UMA VISÃO DE UM GRANDE EDIFICIO COM MUITAS MENINAS BRINCANDO E CORRENDO NUM PÁTIO. ASSUSTADA, OUVIU NITIDAMENTE ESTAS PALAVRAS : " TOME CONTA DESTAS MENINAS " .
FUNDOU, JUNTO COM OUTRAS COMPANHEIRAS DA PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA IMACULADA, UMA CASA DE ACOLHIDA DE MENINAS ÓRFÃS OU POBRES. NOS DOMINGOS E DIAS SANTOS REUNIA AS CRIANÇAS E AS LEVAVA Á IGREJA. DEPOIS PROMIVIA ALEGRES PASSEIOS E INVENTAVA TODO TIPO DE JOGOS PARA ENTRETE-LAS.
FAZIAM POR ELAS O MESMO QUE DOM BOSCO FAZIA PELOS MENINOS. SEM ELAS SABEREM, NASCIA, ASSIM, UMA ESPECIE DE " ORATÓRIO FESTIVO " FEMININO.
ELA ENCONTROU-SE PELA PRIMEIRA VEZ COM DOM BOSCO NO DIA 7 DE OUTUBRO DE 1864, EM UMA VISITA QUE ELE FEZ Á CIDADE DE MORNESE. DURANTE OS CINCO ANOS QUE ELE LÁ PERMANECEU, MARIA NÃO PERDEU NENHUMA DAS SUAS HOMILIAS OU AS CONVERSINHAS DE " BOA NOITE " AOS JOVENS, " DOM BOSCO É UM SANTO : EU O SINTO. E AOS SANTOS NÃO SE PODE PERDE NEMHUMA PALAVRA "-DISSE ELA. A PARTIR DESTA DATA A SANTA PASSOU A SER DIRIGIDA ESPIRITUAL DELE.
EM JUNHO DE 1870 O PAPA PIO IX APROVOU A FUNDAÇÃO DE UMA NOVA ORDEM RELIGIOSA QUE SE CHAMARIA INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA.
MARIA MAZZARELLO FALECEU NO DIA 14 DE MAIO DE 1881. SUAS ÚLTIMAS PALAVRAS ÁS SUAS FILHAS FORAM : " Adeus ! ATÉ O CÉU..." COM 44 ANOS DE VIDA. FOI UM EXEMPLO DE HUMILDADE E SANTIDADE. PIO XI A BEATIFICOU EM 1939 E PIO XII A CANONIZOU EM 1951.
Nenhum comentário:
Postar um comentário