AQUELA QUE NO FUTURO SERIA UMA DAS SANTAS MAIS POPULARES DA IGREJA NASCEU EM 1381 NO VILAREJO DE ROCCAPORENA, REGIÃO DE CASCIA, ITÁLIA. JÁ NA INFANCIA A INOCENTE MENINA SE DESTACAVA EM CASA PELA INCLINAÇÃO Á PIEDADE E Á UNIÃO COM DEUS PELA ORAÇÃO.
QUANDO AINDA ERA UMA ADOLESCENTE CASOU-SE COM PAULO FERNANDO, DE CARÁTER FEROZ, SEM TEMOR A DEUS E QUE INJURIAVA A ESPOSA SEM MOTIVOS. OS DOIS FILHOS DO CASAL, JOÃO TIAGO E PAULO MARIA, HERDARAM O TEMPERAMENTO DO PATERNO.
O MATRIMONIO DUROU DEZOITO ANOS , ATÉ O MOMENTO EM QUE PAULO FERNANDO FOI BRUTALMENTE ASSASSINADO POR ANTIFOS INIMIGOS.
RITA PERDOOU OS ASSASSINOS, MAS O MESMO NÃO OCORREU COM OS FILHOS, QUE COMEÇARAM A TRAMAR A VINGANÇA DO PAI. A SANTA ENTÃO PEDIU QUE JESUS LEVASSE SEUS FILHOS ANTES DE COMETEREM ESSE PECADO. JOÃO TIAGO E PAULO MARIA ADOECERAM E, RECONCILIADOS COM DEUS E TENDO PERDOADO OS ASSASSINOS DO PAI, PARTIRAM PARA A ETERNIDADE.
NÃO MAIS TENDO OBRIGAÇÕES FAMILIARES, RITA ENTROU PARA O CONVENTO DAS AGOSTINIANAS, CERTA OCASIÃO ELA RECEBEU DA SUPERIORA A ORDEM PARA REGAR UM GALHO SECO, O QUE FOI CUMPRIDO FILEMENTE DURANTE UM ANO. MILAGROSAMENTE O PAU SECO FLORESCEU E SEU SABOROSAS UVAS.
NA QUARESMA DE 1443 A SANTA OUVIU UM SERMÃO DE SÃO TIAGO DA MARCA SOBRE A PAIXÃO DE CRISTO. EM SEGUIDA ELA PEDIU A JESUS A PARTICIPAÇÃO EM SEUS SOFRIMENTOS , AINDA QUE FOSSE A DOR DE UM DOS ESPINHOS. IMEDIATAMENTE SEU PEDIDO FOI ATENDIDO : SUA TESTA FOI FERIDA POR UM ESPINHO DA COROA DE JESUS, O QUE A FEZ DESMAIAR DE DOR.
CONFORTADA PELOS SACRAMENTOS, RITA FOI CHAMADA Á ETERNIDADE, NO DIA 22 DE MAIO DE 1457, QUANDO CONTAVA 76 ANOS DE IDADE, APÓS A MORTE DE RITA A FERIDA NA TESTA, ANTES REPUGNANTE, TORNOU-SE BRILHANTE E LIMPA, EXALANDO UM AGRADÁVEL PERFUME.
FILHA OBDIENTE, ESPOSA MALTRATADA, MÃE AMOROSA, VIÚVA CONFIANTE , RELIGIOSA ESTIGMATIZADA... TANTOS ADJETIVOS HAVERIA PARA ESSA SANTA QUE É CULTUADA COMO A PADROEIRA DAS COISAS IMPOSSÍVEIS E DAS CAUSAS DESESPERADAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário